Itapevi constrói Centro Especializado de Reabilitação

O CER tem como intuito ampliar a abrangência na área da saúde da região e melhorar o atendimento

O espaço será um edifício em concreto armado com dois pavimentos, somando aproximadamente 3 mil m²
9 de Novembro de 2023 - 10h44

A Prefeitura de Itapevi realiza neste sábado (11), às 9h, o lançamento da pedra fundamental das obras do CER (Centro Especializado de Reabilitação). O inédito espaço funcionará na Rua Helena Abreu da Silva, 33, no Jardim São Carlos, onde por décadas foi a sede da Comunidade Kolping Cristo Rei.

O CER tem como intuito ampliar a abrangência na área da saúde da região e melhorar o atendimento aos munícipes com uma nova unidade moderna e bem equipada. As obras devem ser concluídas e entregues em dezembro de 2024. O valor do contrato de construção é R$ 20 milhões, e será executado com recursos municipais e federais.

O espaço será um edifício em concreto armado com dois pavimentos, somando aproximadamente 3 mil m². Terá fachada em pele de vidro com consultórios, salas de terapia, sala de estimulação, sala de próteses oculares, sala de oftalmologia, área de orientação de mobilidade, ginásio com quadra poliesportiva, piscina aquecida e vestiários, além de estacionamento na área externa ao redor.

Após o início das operações, os serviços deverão ser mantidos com repasses do Governo Federal em coparticipação com o município. Os recursos humanos e materiais do atual Reab (Centro de Reabilitação de Itapevi) serão remanejados para o novo espaço de atendimento.

A unidade em Itapevi irá contar com os funcionários que atuam no Reab, que são 17 fisioterapeutas, seis fonoaudiólogas, quatro terapeuta ocupacionais, um psicólogo, um assistente social, dois médicos peritos e dois dentistas, além da contratação de novos profissionais e consequentemente será possível atender um maior número de munícipes. O Reab funciona há quase 30 anos na Cohab, onde realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês.

Essa iniciativa tem ainda como objetivo ampliar o número de atendimentos a pacientes com necessidades de reabilitação nas especialidades motoras, neurológicas, respiratória, auditiva e visual. O CER também irá oferecer salas de atendimentos multidisciplinares, como cinesioterapias, estimulação precoce, eletroterapia, entre outras.

Será oferecida uma linha de cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência, implementação de diretrizes e protocolos de atendimento, definição de fluxos assistenciais que atendam as especificidades e necessidades dos usuários.

Serão criados ainda novos sistemas de regulação e avaliação por patologias dos serviços prestados visando priorizar por demandas além da qualidade da assistência prestada.

Sobre o CER

É uma unidade voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e enfermeiros.

Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e em sua acessibilidade aos meios de transporte convencionais, o serviço conta com veículos adaptados para o transporte dos usuários.