Avião da FAB chega a Roma com ajuda humanitária e equipe médica para auxiliar brasileiros repatriados

Aeronave leva 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos para serem utilizados

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decola da base aérea de Brasília, como parte da Operação Voltando em Paz
17 de Outubro de 2023 - 10h34

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz o sétimo voo de repatriação de brasileiros vindos de Israel na Operação Voltando em Paz, pousou na manhã desta terça-feira, 17, em Roma, na Itália. A aeronave foi enviada pelo governo para resgatar brasileiros que estão na zona de conflito. Além de ser utilizado para o resgaste, o avião leva 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos para serem utilizados na assistência humanitária no Oriente Médio.

Como o site da Jovem Pan antecipou, a Faixa de Gaza enfrenta escassez de suprimentos médicos e problemas de fornecimento de eletricidade e água. Os purificadores brasileiros têm potencial de geração de mais de 5 mil litros por dia de água potável, trabalhando 24 horas. Cada kit de assistência humanitária é composto por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. De acordo com o Palácio do Planalto, o material é suficiente para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.

Uma equipe de atendimento formada por duas psicólogas, um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem da Força Aérea Brasileira também chegou com a aeronave. Eles darão apoio aos passageiros na volta ao Brasil. A previsão é que o voo com os brasileiros repatriados retorne ao Brasil na quarta-feira, 18.