Kevin McCarthy é destituído do cargo de Presidente da Câmara dos EUA

Essa é a primeira remoção desse tipo na história do Congresso

Kevin McCarthy, ex-Presidente da Câmara dos EUA
5 de Outubro de 2023 - 10h25

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, foi destituído, nesta terça-feira, 3, do cargo pelo Partido Republicano. Pela primeira vez em seus 234 anos de história, a Câmara apoiou uma resolução “para a vacância do cargo de presidente da Câmara”, com uma votação de 216 contra 210, preparando o terreno para uma disputa sem precedentes para substituir o “speaker” um ano antes da eleição presidencial.

A destituição de McCarthy foi solicitada por membros de extrema-direita, e os democratas não forneceram os votos que seriam necessários para salvá-lo – no final de setembro ele abriu uma investigação de impeachment do presidente Joe Biden. Com o ocorrido, a Câmara fica em território desconhecido enquanto procura um novo líder, contudo, enquanto isso, o deputado Patrick T. McHenry foi nomeado presidente pro-tempore para presidir até que um novo presidente seja eleito.

McCarthy, que estava confiante em sua permanência no cargo, desencadeou a fúria da ala ultraconservadora do partido quando aprovou, no sábado, uma medida bipartidária provisória de financiamento apoiada pela Casa Branca para evitar uma paralisia do governo. O embate surge dois dias depois de a Câmara de Representantes e o Senado terem aprovado, por maioria bipartidária em ambos os casos, uma medida para evitar um custoso “shutdown” do governo, ao prolongarem o financiamento federal até meados de novembro. Os ultraconservadores estavam incomodados com o que viram como um revés de McCarthy, que havia prometido o fim da legislação provisória acordada às pressas com o apoio do partido da oposição e um retorno ao orçamento por meio do processo da comissão.

A eleição de McCarthy no começo do ano já havia representado um marco histórico no país, pois, pela primeira vez em cem ano a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não elegeu o presidente em primeira votação. Foram necessárias 15 rodadas de votação para que ele fosse eleito. Essa foi a disputa mais longa pelo cargo em mais de 160 anos. Para ser eleito, McCarthy e seus aliados fizeram concessões aos mais conservadores, medidas que frustraram os moderados do partido. Ao todo, Kevin McCarthy conquistou 216 votos, contra 212 obtidos por Jeffries. Sua destituição também foi marcada por 216 a favor e 210 contra, e aconteceu nove meses depois da sua posse.