Biden anuncia pacote de ajuda militar à Ucrânia de US$ 325 milhões

Auxílio inclui capacidades de defesa aérea, munições cluster, armas antitanque, dentre outros

Zelensky e Joe Biden se reuniram na Casa Branca
22 de Setembro de 2023 - 11h13

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote de ajuda militar à Ucrânia de US$ 325 milhões. Biden se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta quinta-feira, 21, na Casa Branca. O auxílio inclui capacidades de defesa aérea, munições cluster, armas antitanque, dentre outros equipamentos.

“Hoje aprovei a próxima parcela da assistência de segurança dos EUA à Ucrânia, incluindo mais artilharia, mais munições, mais armas antitanque e na próxima semana, os primeiros tanques Abrams dos EUA serão entregues à Ucrânia”, disse Biden. “Também nos concentramos no fortalecimento das capacidades de defesa aérea da Ucrânia para proteger a infraestrutura crítica que fornece calor e luz durante os dias mais frios e escuros do ano”, complementou o líder americano.

Zelensky disse que os americanos estão juntos “com os ucranianos, com as pessoas comuns’ e agradeceu pelo auxílio. Antes mesmo da reunião entre os líderes, a diretora sênior do Conselho de Segurança Nacional para a Europa, Amanda Sloat, discutiu o pacote de ajuda nos “Relatórios Andrea Mitchell”. “É o quarto pacote que anunciaremos em seis semanas”, disse Sloat que destacou a defesa aérea: “É a capacidade mais crítica de que os ucranianos precisam agora”.

Esta é segunda viagem do líder ucraniano a Washington desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no início de 2022. No início do dia, Zelensky se reuniu com um grupo bipartidário de membros da Câmara e pouco depois reuniu-se com cerca de 70 senadores. Após a reunião, os líderes se juntaram a uma reunião bilateral ampliada na Sala Leste com outros altos funcionários do governo americano, incluindo a vice-presidente Kamala Harris.