Zelensky destitui ministro da Defesa da Ucrânia

Oleksiy Reznikov assumiu o cargo três meses antes do início do conflito com a Rússia

Zelensky, presidente da Ucrânia, destituiu ministro da Defesa
4 de Setembro de 2023 - 11h00

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, destituiu o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, neste domingo, 3. Zelensky pediu “um novo enfoque” no Ministério, um ano e meio depois do início da invasão russa em território ucraniano. “Oleksiy Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala. Acredito que o ministério necessita de um novo enfoque e outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade em geral”, disse Zelensky em seu pronunciamento diário.

O agora ex-ministro da Defesa da Ucrânia assumiu o cargo três meses antes do início do conflito com a Rússia. Ele liderou as negociações para equipar as suas forças com armamento moderno dos aliados. A saída ocorre em meio à contraofensiva lançada por Kiev em junho para liberar as áreas ocupadas do leste e sul de seu território.

Além disso, a destituição acontece no momento em que as autoridades intensificam sua luta contra a corrupção, uma solicitação da União Europeia. Zelensky nomeou Rustem Umerov, chefe do Fundo de Propriedade Estatal, como novo responsável pela pasta. O anúncio foi realizado horas depois da Rússia bombardear diversas unidades industriais, situadas às margens do Danúbio, no sudoeste do país, bem próximo da fronteira com a Romênia.