Cerca de 4.500 bebês já nasceram na Maternidade de Santana de Parnaíba

Desde agosto de 2019, já nasceram 4.456 crianças, sendo 1.483 de cesáreas e 2.973 de parto normal

Estela foi uma das bebês que nasceu recentemente na Maternidade Santa Ana
18 de Agosto de 2023 - 10h38

O dia 1º de agosto ficou marcado na memória dos moradores de Santana de Parnaíba, devido a realização de um grande sonho da população, a inauguração da Maternidade municipal, que em 2023 completou quatro anos de sua inauguração. O equipamento público entregue pelo ex-prefeito Elvis Cezar foi de grande importância para as famílias parnaibanas, pois as mamães não precisam mais se deslocar às cidades vizinhas para terem seus bebês. De agosto de 2019, até o fechamento desta matéria, já nasceram 4.456 bebês, sendo 1.483 de cesáreas e 2.973 de parto normal.

Atualmente, a maternidade Santa Ana é administrada por uma organização social e é estruturada por uma equipe de 259 profissionais, entre eles, médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos. “O mês de agosto é marcado pela inauguração da nossa tão sonhada maternidade, que foi entregue na gestão do nosso amigo e sempre prefeito Elvis Cezar, que trabalhou muito para realizar esse antigo sonho parnaibano. Continuando o trabalho, estamos construindo uma nova maternidade que, em breve, será entregue para os parnaibanos garantindo ainda mais a qualidade dos serviços. Com uma moderna e completa estrutura, a ala destinada aos cuidados obstétricos será mais ampla que a atual, com layout voltado a oferecer um melhor desempenho no acompanhamento das mamães, além de contar com aparelhos para a execução de partos de maior complexidade”, comentou o prefeito Marcos Tonho.

Mãe Parnaibana

Com o intuito de reduzir a mortalidade materna e infantil em Santana de Parnaíba, desde 2013 a prefeitura criou o Programa Mãe Parnaibana, que assegura a mamãe e ao bebê assistência integral à saúde, garantindo vagas nas consultas médicas nas unidades de saúde do município, além de isenção de pagamento de tarifa no sistema de transporte público coletivo operado pelo município.

Para participar do programa é necessário ter renda familiar de até 2 salários mínimos, ser homologada no município há mais de um ano, fazer o pré-natal na rede pública de saúde, participar de três palestras e comparecer às consultas com o dentista. As inscrições devem ser realizadas no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Pedro Procópio, 213, de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 16h. Ao final da gestação é entregue o Kit Mãe Parnaibana, que é composto por diversos itens, como: conjunto de toalhas de banho e fralda; bolsa maternidade; bodies de manga curta manga comprida; fralda de algodão; calças tipo mijão com pé; chupeta; um kit de papinha; lenço umedecido; macacões longo; meias; uma saída maternidade; kit de pente e escova de cabelo; cobertor infantil; banheira de plástico e um moderno carrinho berço para que a mamãe possa transportar o bebê com mais facilidade, entre outros.