Escola do Parlamento da Câmara de Parnaíba promove palestra sobre TDAH

Na exposição, a Drª Ester, falou sobre os critérios que diagnosticam uma pessoa com essa patologia

A palestra foi pela psicóloga, pós-graduada em neuropsicologia e em ABA e Estratégias Naturalistas, Drª Ester Moura
20 de Julho de 2023 - 10h05

Com o objetivo de fomentar o debate sobre temas do cotidiano que enfrentamos em casa, nas escolas, no trabalho e no dia-a-dia, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, apresentou nesta quarta-feira (19), no auditório Antonio Branco, a palestra “Falando sobre TDAH” – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ministrada pela psicóloga, pós-graduada em neuropsicologia e em ABA e Estratégias Naturalistas, Drª Ester Moura.

Na exposição, a Drª Ester, falou sobre os critérios que diagnosticam uma pessoa com essa patologia, como a desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas alertou que somente um profissional médico neuropsiquiatra pode atestar com precisão se um paciente tem ou não o TDAH. Alertou também para o problema do auto diagnóstico, feito por pessoas, com base em indícios e publicações disponíveis na internet, o que na realidade pode incorrer em erro, pois outras patologias possuem algumas características similares que pode confundir e dificultar o tratamento adequado. Na suspeita, recomenda-se buscar ajuda profissional, que passa por psicólogo, psiquiatra, neuropsiquiatra, entre outros profissionais.

O TDAH é um distúrbio neurológico crônico e deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e/ou de escrita); orientação aos pais e professores.