Projeto Crescer já beneficiou mais de 1500 famílias de Santana de Parnaíba

O projeto visa reduzir a desigualdade social, proporcionando qualificação profissional dos munícipes

Lançado em 2018, atualmente o programa beneficia 723 famílias podendo atingir até 750 pessoas
19 de Julho de 2023 - 10h16

Com a missão de transformar a vida de pessoas que vivem em desigualdade ou vulnerabilidade social, a Prefeitura de Santana de Parnaíba criou o Projeto Crescer desde 2018, que até o momento já atendeu mais de 1500 famílias, transformando vidas e estimulando a autonomia financeira. O projeto é voltado para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades e se baseia no trabalho em rede, por meio de parcerias entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e outras pastas.

Os participantes são inseridos ou em muitos casos, reinseridos ao mercado de trabalho por um período de nove meses, podendo ter seu contrato renovado pelo mesmo período e recebem uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, vale-transporte e uma cesta básica mensal para exercerem funções em repartições públicas com uma carga horária de 30 horas semanais.

Além disso, os integrantes passam por palestras, com temas como: Alta performance, superação de vícios, apresentação pessoal, entre outros, e cursos profissionalizantes em diversas áreas, para proporcionar ainda mais oportunidades. Atualmente o programa beneficia 723 famílias da cidade e pode chegar a atender até 750 munícipes. Para fazer parte do programa é necessário comparecer ao CRAS e NAS mais próximo ou ao Fundo Social de Solidariedade e fazer um cadastro, e, conforme forem abrindo as vagas, os inscritos são chamados. Vale ressaltar que o projeto é para ambos os sexos.

Trajetória de Sucesso no Projeto

São inúmeros os casos de pessoas que passaram pelo projeto crescer e hoje se destacam no mercado de trabalho. Como no caso de Erika Ramos de Almeida 40 anos, mãe solo de três filhos, que conheceu o Projeto Crescer por meio das redes sociais. Desempregada, entrou em contato com o CRAS e com o Fundo Social de Solidariedade, quando ingressou no projeto foi encaminhada para trabalhar na área administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Social. Trabalhando lá e fazendo os cursos que são oferecidos pelo projeto, ela se classificou em primeiro lugar no concurso para o cargo de “Serviços de Limpezas Públicas”.

“Eu tive muita sorte de ser encaminhada para o Desenvolvimento Social, lá as pessoas me ajudaram muito, foram importantes para o meu desenvolvimento e sempre me apoiaram, principalmente para prestar o concurso e graças a Deus consegui passar em primeiro lugar. Sou muito grata mesmo a todos que me apoiaram e me deram a oportunidade de ter participado do projeto,” disse Erika.

Vale ressaltar, que na última quinta -feira (13), a Prefeitura realizou a entrega de 387 certificados de 27 cursos de qualificação para os integrantes do Projeto Crescer, na Arena de Eventos. Na ocasião, estiveram presentes os integrantes que realizaram os variados cursos, professores, autoridades municipais e representantes das empresas parceiras. O Projeto Crescer oferece diversos cursos de manicure e pedicure, técnico de vendas, maquiagem, pizzaiolo, panificação, limpeza de edifícios empresariais, jardinagem, logística, libras, gestão e liderança, designer de sobrancelhas, cabeleireiro, barbearia, confeitaria, comidas fit, chocolateria, alongamento de cílios, entre outros.