Lula e Alberto Fernández debatem avanços de acordos bilaterais

Na ocasião, Lula expressou sua satisfação com a perspectiva da realização de visita de Estado

Alberto Fernández e Lula trataram também de formas de aprofundar a integração energética
1 de Junho de 2023 - 13h53

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, reuniram-se à margem da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul, ocorrida nesta terça (31), em Brasília.

Na ocasião, Lula expressou sua satisfação com a perspectiva da realização de visita de Estado do Presidente argentino ao Brasil em 26 de junho próximo. Na ocasião, serão celebrados os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Argentina e deverá ser aprovado Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica entre os dois países.

O Presidente Lula celebrou que, em cumprimento do compromisso assumido na Declaração Conjunta da visita oficial que fez à Argentina em 23 janeiro, foi possível avançar nas tratativas sobre o financiamento de projetos estratégicos de potencial interesse binacional. Destacou, em particular, o progresso nas conversações sobre o possível financiamento do BNDES a exportações de tubos e chapas de aço brasileiras a serem utilizados na etapa 2 da construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner. Indicou que, neste momento, já não há obstáculo jurídico para o envolvimento do BNDES e que o Brasil avançará no financiamento para permitir as exportações dos produtos brasileiros.

Os presidentes trataram também de formas de aprofundar a integração energética entre os países, recordando que ambos têm se ajudado mutuamente nos últimos anos para fazer frente a restrições energéticas temporárias. O Presidente Lula celebrou que, graças à disponibilidade existente em geradoras brasileiras, o Brasil será capaz de garantir fornecimento de energia elétrica de fontes térmicas à Argentina nos próximos meses e manifestou a expectativa de que o Governo argentino encontre junto a fornecedores brasileiros preços e condições que permitiram impactar o mínimo possível as divisas argentinas. Expressou também a disposição brasileira para buscar soluções no sentido de melhorar as condições das futuras exportações de energia hidrelétrica para a Argentina.

O Presidente discutiu também com o Presidente Fernández o encaminhamento das discussões bilaterais sobre o futuro modelo de gestão da Ponte São Borja-Santo Tomé, cuja atual concessão se encerra em agosto. Há coincidência entre os dois mandatários em que a ponte é estratégica para o comércio bilateral.

O Presidente Lula notou que estão sendo discutidos diferentes instrumentos de cooperação bilateral para possível assinatura no contexto da visita de Estado de junho e, nesse contexto, expressou satisfação com a assinatura, na véspera, de protocolos de intenções entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e três empresas de comunicação pública argentinas, os quais poderão, em breve, resultar em acordos de cooperação.

Foto: Ricardo Stuckert / PR