Presidente Lula e presidente da Colômbia discutem a proteção da Amazônia

Para Lula e Petro, é preciso avançar nos esforços conjuntos contra os crimes ambientais

Presidentes conversaram sobre conjuntura política, meio ambiente e Floresta Amazônica
1 de Junho de 2023 - 13h47

O Palácio da Alvorada. No encontro, os dois presidentes conversaram sobre a Reunião dos Presidentes da América do Sul, realizada ontem, em Brasília, sobre a conjuntura política na região e sobre meio ambiente e a Floresta Amazônica.

O presidente Petro confirmou que comparecerá à reunião dos países amazônicos em Belém, no mês de agosto. E o presidente Lula aceitou participar, no dia 8 de julho, em Letícia, na Colômbia, cidade localizada na fronteira entre os dois países, do fórum de debates científicos sobre a Amazônia, evento preparatório ao encontro de Belém. Petro também estará presente.

Os presidentes também conversaram sobre a necessidade de se avançar nos esforços conjuntos contra os crimes ambientais e o crime organizado na região, combatendo madeireiros, garimpeiros ilegais, grileiros e narcotraficantes.

Ambos coincidiram que cuidar da floresta é cuidar dos colombianos e brasileiros que vivem na região e trataram de medidas necessárias para fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com sede em Brasília.

O presidente colombiano convidou o Brasil a ser o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, em abril de 2024.

Foto: Ricardo Stuckert (PR)