Ações em prol da Luta Antimanicomial acontecem durante todo o mês de maio em Parnaíba

Atualmente, a cidade possui três CAPS, o “Espaço de Vida” voltado ao tratamento de transtornos mentais

O município conta com atendimento psicológico em todas as Unidades Básicas de Saúde
26 de Maio de 2023 - 14h55

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas atividades durante todo o mês de maio para comemorar o “Dia da Luta Antimanicomial”, que é marcado em 18 de maio.

De 4 a 19 de maio aconteceram Exposições de Artes nas Unidades de Saúde, e no dia (18/05), foi realizada uma caminhada em prol da Luta Antimanicomial no Bolsão de Estacionamento e de 22 a 26/05, o Centro Administrativo Bandeirantes recebe a Exposição de artes criadas pelos pacientes.

Atualmente, Santana de Parnaíba possui três CAPS, o “Espaço de Vida” voltado ao tratamento de transtornos mentais graves e moderados da infância e adolescência, o “Alvorecer” com atenção aos casos graves e moderados dos adultos e o “Travessia” voltado ao tratamento de adolescentes e adultos com transtorno mental grave em decorrência do uso de drogas. Além disso, a cidade conta com atendimento psicológico em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do atendimento psiquiátrico em nove unidades básicas.

Vale lembrar que o movimento pela da Luta Antimanicomial existe há 35 anos, e visa lutar pelos direitos das pessoas com deficiência mental e acabar com o estigma e exclusão de quem sofre com problemas psíquicos graves, além do fim dos manicômios, defendendo que os cuidados devem ser realizados em liberdade.