Parnaíba recebe Prêmio InovaCidade em reconhecimento ao combate à mortalidade infantil

Na análise, levou em conta quatro indicadores: mérito, relevância, Impacto e eficiência

Marcos Tonho e Elvis Cezar receberam um dos maiores prêmios de cidades inteligentes da América Latina
25 de Maio de 2023 - 11h16

O prefeito Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, ao lado do ex-prefeito, Elvis Cezar, da secretária da mulher e da família, Selma Cezar e da vice-prefeita, Rosália Dantas, recebeu, nesta terça-feira (23), um dos maiores prêmios de cidades inteligentes da América Latina, o Prêmio InovaCidade 2023, em reconhecimento ao case de trabalho e aos números alcançados no combate à mortalidade infantil.

Na análise, que levou em conta quatro indicadores: mérito, relevância, Impacto e eficiência, Santana de Parnaíba obteve destaque por conta do trabalho realizado de 2006 a 2021 no combate à mortalidade infantil no município, trabalho intensificado nos últimos 10 anos com grandes programas, como por exemplo, o Mãe Parnaibana.

"Quero parabenizar a todos que contribuíram, que trabalham incansavelmente visando a redução da mortalidade infantil em Santana de Parnaíba, hoje somos referência para o Brasil, isso graças a um trabalho de toda uma equipe multidisciplinar. Quero agradecer também o meu amigo Elvis Cezar, que foi fundamental para a conquista de mais esse prêmio", disse Marcos Tonho.

"Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, principalmente o Projeto Mãe Parnaíba, Gestante Saudável, o Prefeito Marcos Tonho, a Secretaria de Saúde e ao meu marido Elvis Cezar, que me ajudou a dar início neste projeto, onde a gestante é acompanhada desde o início da gestação até o bebê nascer, oferecendo suporte médico, nutricional e psicológico para garantir que as mães e bebês tenham um parto saudável", agradeceu Selma Cezar.

Mãe Parnaibana

Iniciado em 2013, o Programa oferece toda assistência necessária para as gestantes do município, com acompanhamento psicológico, prioridade no agendamento de consultas e exames, e a realização de palestras de orientação, garantindo um pré-natal de qualidade, além da entrega gratuita do kit de enxoval completo contendo: carrinho de bebê, banheira, saída de maternidade, roupa (body e calça), termômetro, fralda, chupeta, mamadeira, toalha de banho, tesourinha, entre outros itens. Desde a sua implantação, o Programa reduziu expressivamente a taxa de mortalidade infantil na cidade tornando-a referência no combate à mortalidade infantil.