Estudo da USP aponta Santana de Parnaíba como a melhor saúde do Estado

Estudo foi divulgado pelo Núcleo de Estudo das Cidades, composto por professores da USP e UFSCar

A pesquisa tem o objetivo de evidenciar o desenvolvimento humano das cidades
11 de Maio de 2023 - 11h01

O estudo foi divulgado pelo Núcleo de Estudo das Cidades, composto por professores da USP, UFSCar e Fatec. Santana de Parnaíba foi apontada como o melhor sistema de saúde entre os municípios de 100 a 200 mil habitantes. A pesquisa desenvolvida pelos núcleos universitários tem o objetivo de evidenciar a situação dos municípios no presente momento, levando em conta a situação média dos últimos anos e avaliar a condição de desenvolvimento humano das cidades.

Além disso, também tem a finalidade de servir como ponto de referência para a articulação entre a gestão pública, a pesquisa aplicada e o setor privado. O NAP USP Cidades busca a partir da pesquisa, incidir no debate público, colaborando para transformar conhecimento em inovação para a implementação de soluções urbanas.

Vale lembrar, que a cidade já tinha se destacado na área da saúde. De acordo com a 3ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Santana de Parnaíba foi apontada como a 5ª cidade do Brasil com o menor índice de mortalidade infantil (entre as cidades acima de 100 mil habitantes). Esse indicador é uma ferramenta de grande relevância, e visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Com o intuito de combater a mortalidade infantil, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, tem trabalhado para melhorar ainda mais esses números e um dos programas que tem alcançado destaque é o “Mãe Parnaibana”, que já impactou milhares de famílias com entregas de enxoval gratuito. Mais do que o enxoval, o programa garante que as mulheres do município realizem todo o acompanhamento pré-natal, do início ao fim, já que é um dos pré-requisitos para o recebimento do kit.