Segurança escolar de Santana de Parnaíba é referência para o Sesi

Na ocasião, os gestores acompanharam de perto o funcionamento das catracas com reconhecimento facial

Os gestores do Sesi da cidade de Goiás, realizaram uma visita nas escolas de Santana de Parnaíba
4 de Maio de 2023 - 11h04

Os gestores do Sesi da cidade de Goiás, realizaram uma visita nas escolas de Santana de Parnaíba, com intuito de conhecer as medidas de segurança estabelecidas nos colégios do município e replicar esta medida em suas instituições. Na ocasião, os gestores acompanharam de perto o funcionamento das catracas com reconhecimento facial, como também visitaram o data center, onde é mantido o acesso e a vigilância das ruas e órgãos públicos.

"Mais do que um modelo de segurança, é um modelo de gestão de governança, que para nós se tornou uma referência a partir das iniciativas do município de Santana de Parnaíba. Aqui nós temos um modelo que deve ser espraiado para todo o Brasil, pois é um modelo pioneiro e que a gente viu na prática que funciona", afirmou o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir José Bonatto.

Vale ressaltar, que em Santana de Parnaíba, o sistema de ensino é 100% municipalizado e todos os colégios já possuem segurança reforçada com controlador de acesso, catracas com identificação facial, câmeras de vigilância, Inspetoria Especializada em segurança escolar, Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal, além de Programas de inteligência emocional.

Recentemente, o município ampliou o sistema de segurança mantendo a GCM na porta dos colégios nos horários de maior vulnerabilidade como entrada e saída dos alunos dos colégios. No restante do período letivo, as viaturas atuam em rondas preventivas nas ruas próximas e entorno dos colégios, voltando a passar pelas unidades escolares em um tempo médio de 20 minutos. Durante o dia os agentes de segurança também realizam vistorias internas nos colégios.