Presidente Lula sanciona reajuste de 9% aos servidores públicos federais

Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil

A cerimônia teve a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
30 de Abril de 2023 - 13h41

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta sexta-feira (28), às 11h30, em Brasília (DF), o projeto de lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A cerimônia teve a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.

É o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Naquele ano, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi desativada. Neste ano, a Mesa foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades representativas dos servidores públicos que assinaram o acordo de reajuste de 9% após a rodada de negociações.

Foto: Ricardo Stuckert /PR