A adoção em massa da tecnologia dos criptoativos

Imagine se você tivesse investido na Microsoft ou Google quando foram criadas?

Jorge Souto é gestor da Pandhora Capital e Co-Head do TC Cripto
28 de Abril de 2023 - 14h59

A adoção em massa de uma tecnologia geralmente segue um padrão histórico e princípios básicos. Tecnologias bem-sucedidas geralmente começam com um pequeno grupo de pessoas e trazem maior eficiência e produtividade. O ceticismo é comum no início, mas à medida que as gerações mudam e os ganhos de eficiência são integrados, a tecnologia se torna padrão.

Aplicando isso ao mercado de criptoativos, os mesmos princípios podem ser observados. Criptoativos oferecem maior eficiência em transações rápidas, baratas e sem intermediários. Embora ainda seja uma parcela pequena da população mundial que utiliza criptoativos, o ceticismo é alto entre especialistas do mercado tradicional.

Mudanças geracionais e integração dos ganhos de eficiência impulsionam a adoção em massa de tecnologias. Jovens tendem a adotar novas tecnologias mais facilmente, e à medida que crescem e ocupam posições de poder, a tecnologia antes nichada se torna padrão. Os criptoativos parecem seguir esse caminho, com previsões de que em 10-20 anos, 80-90% da população os veja de forma natural.

Tecnologias, como computadores e internet, que eram difíceis e técnicas no início, agora são essenciais e amplamente aceitas. Criptoativos estão seguindo o mesmo caminho. Manter a mente aberta e curiosa é importante para evolução humana. Refletir sobre como indústrias relacionadas a tecnologias nascentes, que tiveram adoção em massa, se comportaram, sugere que criptoativos também podem se tornar um dos maiores setores da economia quando atingirem as massas.