Presidente quer finalizar acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula Saudou a presença espanhola no Brasil em múltiplos setores, que fazem do país ibérico

Lula reforçou a intenção de reconduzir o Brasil ao papel de protagonista no cenário geopolítico internacional
28 de Abril de 2023 - 14h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quarta-feira (26), os últimos compromissos da primeira viagem ao continente europeu de seu terceiro mandato. Primeiro, esteve no Palácio da Moncloa, em Madri, sede do governo espanhol, para um encontro bilateral com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez. Depois, foi ao Palácio Real para um almoço oferecido pelo rei Felipe VI. Integração entre Brasil e Espanha, as parcerias nas áreas de meio ambiente e educação, o cultivo da paz como valor e a busca de celeridade para concluir o acordo entre União Europeia e Mercosul estiveram no “cardápio” do último compromisso do presidente.

Lula reforçou, como tem feito em todas as agendas internacionais, a intenção de reconduzir o Brasil ao papel de protagonista no cenário geopolítico internacional. Saudou a presença espanhola no Brasil em múltiplos setores, que fazem do país ibérico o segundo maior investidor estrangeiro em nosso país. “Estão sediadas em nosso país mais de mil empresas espanholas, nos mais diversos setores, como finanças, telecomunicações, construção civil, infraestrutura e turismo”, listou.

O rei espanhol lembrou que a Espanha assume em 2023 o Conselho da União Europeia, e se colocou como aliado para que o acordo entre o bloco e o Mercosul seja, enfim, assinado. “Seguimos de perto a apoiamos com decisão os esforços pela assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul. Em uma civilização globalizada, buscar aberturas e regras deve ser a base de nosso desenvolvimento”, afirmou Felipe VI.