Parnaíba investe em equipamentos no combate à violência contra mulher

Nos últimos 10 anos o município passou a contar contar com diversos serviços especializados

O município ainda desenvolve ações em várias frentes como campanhas de informação e conscientização
31 de Março de 2023 - 10h54

No mês de março acontece a campanha de conscientização e combate à violência contra mulher, o Março Lilás, instituída em 2017 por meio de lei municipal, e além de intensificar as ações neste período, nos últimos 10 anos, a administração municipal realizou uma série de investimentos em equipamentos e políticas públicas para o combate a toda forma de violência contra as parnaibanas.

No segundo semestre de 2014, por exemplo, o município realizou, em parceria com o Governo do Estado, a inauguração da sede da Delegacia da Mulher,na região central do município, oferecendo um espaço apropriado para que as mulheres pudessem registar queixas e crimes.

Simultaneamente, o município desenvolvia o projeto de substituição completa da malha de iluminação, trocando as antigas lâmpadas de lítio por luminárias de LED, que além de gerar economia aos cofres públicos, melhoram exponencialmente a qualidade da luminosidade nas vias municipais, inibindo atividades criminosas, gerando mais segurança sobretudo para as mulheres. Vale ressaltar ainda, que com esse trabalho de implantação de nova iluminação, o município se tornou o primeiro do Brasil 100% iluminado com a tecnologia de LED nas vias e espaços públicos municipais.

Já em 2018, por meio de convênio com o GEIVID - Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, órgão ligado ao Ministério Público Estadual, o município implantou a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

O serviço, que atua garantindo a fiscalização das medidas protetivas expedidas pela justiça, orientação e acolhida das vítimas por meio de visitas periódicas, já atendeu desde a sua implantação 732 casos de mulheres no município, dos quais 205 seguem ativos e com acompanhamento contínuo, promovendo a segurança e o efetivo cumprimento das penalidades contra o agressor.

No ano seguinte, as mulheres parnaibanas ganharam outra grande novidade, a implantação de uma pasta própria, com serviços e programas idealizados para o público feminino, como: acompanhamento psicológico, atividades físicas, workshops e cursos, que, direta ou indiretamente, promovem a segurança, por meio do fortalecimento e empoderamento da mulher.

O município ainda desenvolve ações em várias frentes como campanhas de informação e conscientização nas unidades de saúde e colégios do município; programas de formação, qualificação e desenvolvimento econômico para promoção da independência financeira, desenvolvidos pela Secretaria da Mulher, Semedes, Desenvolvimento Social e Fundo Social. Somado a tudo isso, a cidade, em conjunto com as demais que compõem o Cioeste, possui o serviço Casa Abrigo, onde as mulheres em perigo iminente de morte são acolhidas, e recebem apoio para conseguirem retomar suas vidas fora do ciclo de violência.

Ainda para a área da segurança, mais recentemente, as mulheres e demais moradores do município passaram a contar com o aplicativo Parnaíba Segura, onde é possível registrar denúncias de ocorrências, como: agressão, reportar acidentes, além do sistema de Bottom Panic, que aciona imediatamente a viatura mais próxima para averiguação no local da solicitação.