Parnaíba é referência em esportes aquáticos com 5 mil alunos por mês

O município ainda foi pioneiro na implantação das aulas de natação para bebês nas unidades de esporte

A cidade disponibiliza aulas de atividades físicas aquáticas com diferentes modalidades
31 de Março de 2023 - 10h34

Santana de Parnaíba é referência em esporte no Brasil, principalmente quando o assunto é atividade aquática. A cidade foi pioneira na inserção de natação para bebês na região metropolitana do Estado de São Paulo, modalidade voltada para bebês a partir dos 6 meses a 2 anos e 11 meses, tendo como objetivo ensinar os bebês a nadar, e contribuindo com o seu desenvolvimento sensorial e motor.

As atividades físicas aquáticas trazem benefícios à saúde para pessoas de todas as idades, melhorando a capacidade funcional do corpo e mente, contribuindo para um melhor desempenho e proporcionando um estilo de vida mais saudável, além de melhorar a qualidade de vida.

Diante desses pontos positivos e importantes, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividades Física, Esporte e Lazer, tem disponibilizado para os munícipes aulas de atividades físicas aquáticas com diferentes modalidades, como: natação para bebês, natação convencional, natação adaptada e hidroginástica.

Natação convencional: É a modalidade destinada para o público infantil e adulto, sendo dividida entre os iniciantes e avançados, no qual aprendem os quatro estilos de nado: livre, costas, peito e borboleta, que exigem diferentes movimentos dos grupos musculares, melhoram a capacidade cardiorrespiratória e promovem o bem-estar psicológico. Natação adaptada: É um desporto destinado a atletas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e deficiência múltipla, com o intuito de contribuir com a terapia, fisioterapia e inclusão social.

Hidroginástica: Essa modalidade atende o público a partir dos 15 anos, e é comumente recomendada para os idosos, já que melhora a força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio, além da capacidade motora funcional e independência.

Para atender esse público o município possui 8 unidades com piscinas (sendo 7 semiolímpicas), localizadas no Complexo Esportivo Colinas, Complexo Esportivo São Pedro, Complexo Esportivo Fazendinha, Complexo Esportivo Imídeo, Complexo Esportivo Central, Unidade Esportiva ParqueSantana, Unidade Esportiva Jd. Isaura e Complexo Esportivo Max Santana/ Alphaville.

Nos últimos anos, com a entrega de novos equipamentos esportivos, a prefeitura aumentou a disponibilidade de vagas nas diferentes modalidades. Para se ter uma ideia, em 2018 a Smafel atendia quase 10 mil alunos, e agora passou a atender cerca de 15 mil participantes.

Ao todo, são cerca de 30 unidades esportivas com estruturas modernas e completas, como o Centro de Iniciação ao Esporte, Centro de Lutas, Parques, Campos, Complexos, Arena Fazendinha e Estádio Municipal. Além da estrutura predial, a prefeitura conta com profissionais qualificados que anualmente passam por processos de treinamento e reciclagem, para garantir o desenvolvimento dos alunos no dia a dia de aulas.