Lins entrega o primeiro Centro Dia da Pessoa com Deficiência

O Centro Dia visa evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar

Prefeito Rogério Lins entregou o Centro Dia da Pessoa Com Deficiência
17 de Março de 2023 - 10h56

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, entregou nesta quarta-feira (15), o Centro Dia da Pessoa Com Deficiência na Zona Norte. O equipamento, gerenciado pela Secretaria de Assistência Social, fica na Rua Belo Horizonte, 257 – no Rochdale. Outra unidade desse tipo deve ser instalada também na Zona Sul. “Pensa naquela Família que tem alguma pessoa com deficiência e não tem com quem deixá-la, pra poder trabalhar ou estudar? Agora Osasco tem o 1º Centro Dia, só pra PCD. Eles chegarão de manhã, se alimentarão, monitorados por profissionais especializados, participarão de atividades e retornarão no final do dia pra sua casa, com sua Família! Deus abençoe nossa Cidade!”, disse o prefeito Lins.

O Centro Dia da Pessoa Com Deficiência é um novo serviço oferecido pela Prefeitura, que atende pessoas com idades entre 18 e 59 anos com todo tipo de deficiência. O equipamento tem um conjunto variado de atividades, o que inclui oficinas para o fortalecimento da autonomia, atividades de convivência grupal, social e comunitária; orientações sobre o exercício de cuidados pessoais; fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços no território e a tecnologias assistivas de autonomia e convivência.

O Centro Dia visa evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo, assim, autonomia e fortalecimento do papel protetivo da família.