Parnaíba é a 5ª cidade do Brasil com menor índice de mortalidade infantil

O Mãe Parnaibana é o principal programa que fez com que a cidade alcançasse bons índices na saúde

Marcos Tonho e Vanessa Ferreira trabalham para diminuir ainda mais a mortalidade infantil no município
10 de Fevereiro de 2023 - 11h33

O controle da mortalidade infantil é um dos principais indicadores de saúde e da condição de vida da população, de acordo com a 3ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Santana de Parnaíba é a 5ª cidade do Brasil com o menor índice de mortalidade infantil (entre as cidades acima de 100 mil habitantes). Esse indicador é uma ferramenta de grande relevância, e visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Com o intuito de combater a mortalidade infantil, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, tem trabalhado para melhorar ainda mais esses números e um dos programas que tem alcançado destaque é o “Mãe Parnaibana”, que já impactou milhares de famílias com entregas de enxoval gratuito contendo: carrinho de bebê, banheira, saída de maternidade, roupa (body e calça), termômetro, fralda, chupeta, mamadeira, toalha de banho, tesourinha, entre outros itens para que os pais possam cuidar bem dos seus bebês.

Mais do que o enxoval, o programa garante que as mulheres do município realizem todo o acompanhamento pré-natal, do início ao fim, já que é um dos pré-requisitos para o recebimento do kit. Durante o período da gravidez, as mulheres ainda passam por acompanhamento psicológico e palestras de orientação, garantindo um pré-natal de qualidade. Além de terem prioridade no agendamento de consultas e exames.