Prefeito Igor Soares prestigia Jornada Pedagógica Antirracista

O foco da iniciativa foi dar sequência no trabalho de combate ao preconceito nas escolas do município

Prefeito Igor Soares prestigia Jornada Pedagógica, na Escola do Futuro Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano
6 de Fevereiro de 2023 - 09h56

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, nesta quinta-feira (02), prestigiou a inédita “Jornada Pedagógica – Práticas ativas na perspectiva da equidade no ensino e relações étnico raciais”, que por sua vez contou com a participação de cerca de 1,8 mil profissionais da área da educação da rede municipal de ensino. O evento aconteceu, simultaneamente, nas Escolas de Tempo Integral Padre Giovanni Cornaro, na Vila Dr. Cardoso, e Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano.

Para o palestrante Mário Augusto de Almeida, que abordou a diversidade humana e a equidade de gêneros, “o racismo afeta o desenvolvimento infantil de forma a criar barreiras e obstáculos na vida social e educacional da criança por uma vida toda. Desta forma, é importante atentarmos para o ensino responsável, ético e cidadão do professor”, explicou.

O foco da iniciativa foi dar sequência no trabalho de combate ao preconceito nas escolas da rede municipal de ensino. Além da necessidade de ampliar o debate sobre o ensino da cultura afro-brasileira de forma transversal ao conteúdo programático proposto em sala de aula, bem como estabelecer de fato uma educação antirracista no município.

O objetivo foi ainda dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino acerca do tema, desde pinturas e vídeo-depoimentos de educadores.

A Jornada reuniu profissionais da educação municipal de Itapevi, agentes administrativos, gestores, agentes de inclusão e monitores da educação infantil, profissionais de outras secretarias e das redes estadual e particular num trabalho intersetorial para expandir conhecimentos, conscientização e implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08. As leis estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.

Os temas abordados da Jornada foram “Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/08” e “Práticas em sala de aula com a temática étnico-racial”.

"Esta é mais uma das nossas ações voltadas para o combate ao racismo, em Itapevi. Em 2021, criamos a comissão ProRacial, para garantir a defesa dos direitos individuais e coletivos, prevenir e combater o preconceito. Desde então, estamos realizando diversas ações neste sentido, como a 1ª Jornada de Promoção da Igualdade Racial, em novembro passado, evento inédito em toda a região", disse Igor soares.