Prêmio Band Cidades Excelentes aponta Santana de Parnaíba como a mais segura do Brasil

Prefeito Marcos Tonho, ex-policial militar, participa ativamente de diversas operações na cidade

Prefeito Marcos Tonho deu continuidade às políticas públicas de segurança implementadas pelo ex-prefeito Elvis Cezar
10 de Janeiro de 2023 - 15h50

No final do ano passado, mais uma vez Santana de Parnaíba foi destaque nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes, edição 2022, onde foi considerada a melhor do Brasil em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre os municípios acima de 100 mil habitantes. Para chegar a conquista foram levados em conta alguns dos indicadores de segurança, onde a cidade aparece com os menores índices de criminalidade.

Foram considerados os dados como taxa de homicídios - por 100 mil habitantes, onde o município aparece com os melhores números entre os 3 primeiros colocados da sua categoria (4,22) e taxa de morte por arma de fogo - por 100 mil habitantes (2,11), que evidenciam o resultado das políticas públicas de segurança adotadas em Santana de Parnaíba, colocando a cidade como referência no cenário nacional entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Vale lembrar que não é de hoje que o município figura entre os mais seguros do país. Desde 2014, Santana de Parnaíba é considerada a cidade mais segura da região metropolitana de São Paulo, em 2019 e 2020, a cidade foi apontada pela Urban Systems como a segunda mais segura do Brasil e, em 2021, o Centro de Liderança Pública - CLP, apontou a cidade como a 2ª do Brasil com o menor índice de mortes violentas.

Investimentos na Segurança

Os resultados que seguem ratificando o modelo de segurança da cidade, possuem ligação direta com os investimentos feitos na pasta nos últimos 10 anos pelo ex-prefeito Elvis Cezar e que continuam sendo realizados pelo atual prefeito Marcos Tonho. Entre eles, destacam-se as operações constantes por toda a cidade, treinamento contínuo da Guarda Municipal, a implantação de iluminação pública de LED em 100% da cidade, Delegacia da Mulher, Sistema Detecta, aquisição de novos armamentos, viaturas e equipamentos para Guarda Civil Municipal.