Barueri recebe o prêmio Município Amigo da Família

Barueri foi premiado em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com o Programa “Família Fortes”

O prêmio foi concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
10 de Janeiro de 2023 - 10h47

Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com o Programa “Família Fortes”, Barueri recebeu, em Brasília (DF), o Selo Município Amigo da Família. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vale ressaltar, que o Selo Município Amigo da Família (SMAF) é uma certificação que reconhece e dá publicidade em nível nacional aos municípios brasileiros que adotem políticas públicas familiares, de forma transversal e subsidiária, para fortalecer os vínculos familiares e promover os direitos e a proteção social das famílias residentes em seu território.

A Secretaria da Família (Sefam) também prestou cerca de 90 atendimentos a participantes do Programa preventivo e de tratamento individuais. Ou seja, a pessoas com problemas de dependência química, de álcool e outras drogas. A Secretaria da Família mantém ainda convênio com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Com cerca de 150 atendimentos espontâneos ao mês, colabora com a inserção de egressos e familiares e de prestadores de serviços à comunidade no mercado de trabalho e na vida produtiva.

Programa Família Fortes

O Programa Famílias Fortes é um convênio com o governo federal baseado em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade. São realizados encontros semanais, além de quatro reuniões mensais de acompanhamento com um grupo composto por até 15 famílias.

Nos encontros, conduzidos por facilitadores, são abordados temas como metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos, etc.


Projetos

A Sefam trabalha com projetos importantes como o de Atendimentos Psicossociais, com 190 pessoas beneficiadas, e o projeto piloto para acolhimento de 20 crianças. Há também o “Circulando na Rede”, projeto do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa de Barueri, com média de 600 atendimentos diretos.

A secretaria conduz ainda o projeto Agentes Mirins da Defesa Civil, que foi desenvolvido com palestras temáticas sobre "Família e Sociedade - Ética e Cidadania" nas escolas para cerca de 150 alunos.