Apadrinhamento Afetivo em Barueri faz balanço e divulga resultado positivo

Na pauta do encontro, foram avaliados números, dados, casos e, sobretudo, muitas histórias de vida

O Apadrinhamento Afetivo propõe que um adulto tenha um compromisso ético e afetivo com uma criança
27 de Dezembro de 2022 - 22h47

Equipes técnicas dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, a diretoria de proteção social especial e o Instituto Fazendo História reuniram-se na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) para fazer um balanço dos quatro anos do Programa Apadrinhamento Afetivo.

Durante esse período, a coordenadora do Apadrinhamento no Instituto, Juliana Dias Barbosa, considerou que o Programa está bem estruturado. “Vemos o cuidado da Prefeitura de Barueri, a integração dos serviços e o empenho em fazer acontecer, o que nos deixa muito felizes”.

Na pauta do encontro, foram avaliados números, dados, casos e, sobretudo, muitas histórias de vida transformadas através do Programa. O Apadrinhamento Afetivo propõe que um adulto tenha um compromisso ético e afetivo com uma criança ou adolescente e deverá acompanhar de perto o processo de amadurecimento, sendo uma referência na vida de seu afilhado.

Os jovens que estão acolhidos tiveram vínculos familiares e comunitários rompidos de alguma forma, daí a importância de a figura de um adulto de referência que promova um cuidado individualizado. Hoje existem nove pareamentos em curso em Barueri.

Instituto Fazendo História

O Instituto Fazendo História e a diretoria de proteção social especial da Sads são responsáveis pela seleção e qualificação dos padrinhos e das equipes técnicas. Os dados mostram que para a terceira edição do programa houve 197 pessoas inscritas inicialmente.

Importante ressaltar que os candidatos a padrinho/madrinha devem participar dos encontros de qualificação e que nem sempre são considerados aptos a fazer parte do programa. A parceria da Sads com o Instituto será encerrada no final deste ano, pois o Fazendo História não mais executará esse programa nos municípios e ficará somente com a parte da formação.