Furlan investe em prédios públicos sustentáveis e valoriza servidores

Prefeito de Barueri adquire cisternas e painéis de captação de energia solar, capacita os servidores

Prefeito Rubens Furlan segue investindo na modernização da gestão pública de Barueri
11 de Novembro de 2022 - 08h29

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, segue fazendo inovações na gestão pública da cidade com o aumento da instalação de painéis solares e cisternas em prédios públicos, além de mapear as edificações que já possuem esses equipamentos, com objetivo de economizar energia elétrica, aproveitar melhor a água e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Furlan também está investindo na capacitação e valorização dos servidores públicos, como forma de melhorar o atendimento à população. ”É com muito orgulho que iniciamos a semana do programa de integração “Nosso Abraço” aqui em Barueri, evento realizado pela Secretaria de Administração, que tem como objetivo capacitar, integrar e valorizar o funcionalismo público barueriense. Cada funcionário de nossa prefeitura trabalha constantemente para entregar o melhor para a população, e o resultado disso nós podemos ver constantemente na qualidade dos serviços que são prestados. Agradeço a cada pessoa que faz com que Barueri continue caminhando para a excelência, é por causa de cada um que Barueri está sempre à frente!”, comentou Furlan, nas redes sociais.

Energia e água

Atualmente existem 10 unidades municipais equipadas com energia fotovoltaica e cisterna (sistema que capta e armazena água da chuva), outras duas com cisterna e coletor solar para aquecimento de água e uma com energia fotovoltaica. Em outros cinco prédios em construção também está prevista a instalação desses sistemas. A Câmara Municipal, a Praça das Artes recém-inaugurada, os três CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), além de algumas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, são exemplos de prédios públicos que já utilizam energia solar e água da chuva.

“É uma iniciativa importante incorporar critérios de sustentabilidade às obras e prédios públicos. Sustentabilidade não é apenas um slogan da Administração Municipal, mas um valor agregado ao município e queremos com isso servir de exemplo à população”, afirmou o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).



Município Verde Azul

O levantamento de informações sobre os painéis solares e cisternas nos prédios municipais feitos pela Sema faz parte do Programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo. Em Barueri, existem duas Leis que focam no desenvolvimento ambiental: Lei 2.664/2019 que em seu artigo 1º determina que “as construções de prédios públicos municipais utilizarão, preferencialmente, sistema de captação de energia solar e sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais”. Já a Lei 2.607/2018, Lei do IPTU Verde, ainda precisa de regulamentação e “dispõe sobre isenção no valor do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana – IPTU, para os imóveis edificados que adotem medidas efetivas de uso de energia verde, economia de água e reciclagem de resíduos sólidos e dá outras providências”.

Desenvolvimento Sustentável

Barueri também é signatária dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), Agenda 2030. O uso de painéis solares e cisternas está alinhado com pelo menos quatro Objetivos: Água potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima.