Santana de Parnaíba mobiliza sua população na luta contra o câncer

Foi realizada caminhada Outubro Rosa contra o câncer de mama e Novembro azul contra câncer de próstata

Mais de cinco mil pessoas participaram da Caminhada Outubro Rosa/Novembro Azul, pelas ruas do Centro Histórico da cidade
21 de Outubro de 2022 - 11h57

Santana de Parnaíba mais uma vez mostra preocupação com a saúde da população ao realizar, no último sábado (15), com o tema “Juntos pela Prevenção”, a sua tradicional Caminhada Outubro Rosa pelas ruas do Centro Histórico, que visa conscientizar as mulheres parnaibanas contra o câncer de mama. Nesta edição, os homens também participaram antecipando o Novembro Azul, como alerta dos cuidados necessários para prevenir o câncer de próstata.

Segundo informações da prefeitura, mais de cinco mil pessoas marcaram presença no evento que teve as participações do prefeito Marcos Tonho, vice-prefeita Rosália Dantas, ex-prefeito Elvis Cezar, secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, assim como vereadores, secretários e milhares de moradores que doaram alimentos não perecíveis em troca do kit caminhada. Os alimentos arrecadados foram destinados para o Fundo Social de Solidariedade.

“Outubro é um mês voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama na nossa cidade. Estamos nessa luta juntos e caminharemos até o final porque nos preocupamos com a saúde da nossa população”, comentou Marcos Tonho. “A mulher que se ama, que se cuida, ela também cuida de quem está do lado, e juntos fazemos uma família que pensa de forma preventiva em relação ao câncer de mama e ao câncer de próstata”, disse Selma Cezar.

Antes da caminhada, o público ainda participou de aulas de alongamento e ritmos. Na volta do percurso que passou pela Estrada dos Romeiros, Suzana Dias e Bartolomeu Bueno, aconteceram sorteios de vários brindes doados por comerciantes e secretários municipais. “Eu acho muito importante as mulheres terem a consciência, não só as mulheres como também os homens, por isso, é admirável ver que a prefeitura se preocupa com essa pauta”, falou a moradora do Jardim Parnaíba, Silvana da Silva.

Ainda como parte das ações da campanha, durante todo o mês estão sendo realizadas palestras, lives e mutirão de mamografia com o intuito de incentivar homens e mulheres a terem informações sobre a doença para que eventualmente tenham condições de detectá-las precocemente e, assim, aumentarem as chances de recuperação.
"Você, mulher, venha, faça o autoexame, faça a mamografia, mas você também homem, participe, se cuide! Tenha uma medicina preventiva! Tenha uma vida em abundância!”, finalizou Elvis Cezar.