Arena Barueri sedia finais da Taça das Favelas neste sábado

A Taça das Favelas tem a participação de cerca de 5.000 comunidades de nove estados

Muitos jogadores e jogadoras são observados e convidados a fazer testes em grandes clubes do futebol brasileiro
5 de Outubro de 2022 - 10h01

Um dos maiores eventos do futebol amador do Brasil, a Taça das Favelas, promovida pela CUFA, Central Única das Favelas, terá as suas finais feminina e masculina da Regional SP neste sábado (08), a partir das 14h na Arena Barueri. Com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e sem pobreza, o Campeonato foi disputado pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2012 e teve uma final no Estádio Moça Bonita, do Bangu, com cerca de 10.000 espectadores.

Em São Paulo, a primeira edição chegou em 2019 e foi um tremendo sucesso com a final superlotando o Estádio do Pacaembu com mais de 40.000 torcedores. A Taça das Favelas tem a participação de cerca de 5.000 comunidades de nove estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Goiás e Ceará) e envolve mais de 96.000 jovens.

Suspensa por dois anos em razão da pandemia, a competição voltou em 2022 com lançamento oficial no Museu do Futebol. 128 equipes (32 femininas e 96 masculinas) disputam a Taça das de favelas. Só meninos de 14 a 17 anos podem participar. Entre as meninas não há limite de idade.

Muitos jogadores e jogadoras são observados e convidados a fazer testes em grandes clubes do futebol brasileiro. Neste ano haverá o “Favelão”, torneio nacional com as seleções dos estados participantes. As finais masculina e feminina estão previstas para o dia 19 de novembro na própria Arena Barueri.