Elvis quer tirar do papel o trem intercidades para Capital e Interior

O primeiro trecho do trem intercidades ligará São Paulo e Campinas em 101km de extensão

Elvis Cezar, participou de caminhada nas cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia e Santa Bárbara
22 de Setembro de 2022 - 16h31

O candidato a governador de São Paulo pelo PDT, Elvis Cezar, participou de caminhada nas cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste, no interior do Estado. Durante conversa com moradores e lideranças políticas dos municípios, o pedetista falou de sua proposta para a retomada de uma rede de trens intercidades interligando, por trilhos dedicados, a Capital às Regiões Metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba, através de parcerias público-privadas.

Elvis confirmou que vai tirar do papel o primeiro trecho do trem intercidades que ligará São Paulo à Campinas em 101 km de extensão, que poderá atender até 565 mil passageiros por dia. Anunciado há dez anos, o Trem Intercidades é um sonho antigo da população que ainda não saiu do papel. “Em meu Governo, o Trem Intercidades se tornará realidade para a população. Logo que assumir, vou fazer um estudo para estruturar e agilizar as etapas de ações e investimentos para realização desta importante obra”, explicou Elvis Cezar, que investirá fortemente em mobilidade urbana.

Elvis quer integrar as ações e o planejamento das Secretarias de Transportes e Logística, do Estado e dos municípios, além do Metrô, CPTM, EMTU e ARTESP, para que contemplem a multimodalidade (aeroportos, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias, metro, ônibus e ciclovias). A integração na expansão das redes de passageiros e cargas visa ampliar a eficiência e a sustentabilidade do sistema e dos modais de transporte, através de parcerias público-privadas.

Outras propostas

Entre outras áreas prioritárias para Elvis Cezar estão Saúde, através do Programa Zera Fila, que vai zerar a fila de espera para consultas, exames e cirurgias no Estado. “Nos primeiros dias de governo também serão criadas 100 mil vagas de estágio e 200 mil vagas do Projeto Crescer, uma frente de trabalho com 300 mil vagas para atender os paulistas em situação de vulnerabilidade cadastrados no CadÚnico, com o objetivo de recolocação no mercado de trabalho, já que durante o período de 9 meses os participantes vão receber bolsa-auxílio, cesta básica e mais de 40 horas de cursos de qualificação”.

Elvis também apresentou propostas para atender as mulheres como a ampliação do horário de funcionamento da Delegacia da Mulher que atualmente atende apenas de segunda a sexta-feira, além de implantar a maior plataforma do Brasil de empreendedorismo e crédito a juros baixos para programas de capacitação profissional e empreendedorismo para a mulher, por meio do Desenvolve SP e Banco do Povo Paulista, entre outros assuntos.

“Precisamos mudar para melhorar a vida da população com investimentos em transporte, saúde, empregabilidade e mais áreas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Eu fiz isto quando fui prefeito de Santana de Parnaíba, sei fazer e farei muito mais em todo o Estado”, disse o candidato a governador, Elvis Cezar.