Centro de Especialidades de Barueri completa 2 anos após ampliação

O Centro de Especialidades da cidade realiza cerca de 33 mil atendimentos por mês

O atual prédio é uma ampliação do antigo Ambulatório de Especialidades, que contava com 30 salas a menos
1 de Setembro de 2022 - 10h35

O moderno prédio, com seis mil metros m², chama a atenção de quem passa pela região central de Barueri. Mas não são apenas a arquitetura e a imponência do Centro de Especialidades de Barueri que se destacam na área entre as ruas Benedita Guerra Zendron e Santa Úrsula, com a avenida Henriqueta Mendes Guerra. Os números que o envolvem também são expressivos, são cerca de 33 mil atendimentos por mês e 165 funcionários da área da saúde para dar conta dos procedimentos relativos às suas 23 especialidades.

É nesse cenário que o Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta completa dois anos após passar por uma grande ampliação. São 66 salas no Centro, sendo 50 consultórios, além da área administrativa e auditório para atendimentos em grupo e realização de eventos. Dos 165 funcionários, 96 são médicos. O novo Centro de Especialidades é o resultado de um processo de evolução dos investimentos na área da saúde realizado ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. O atual prédio é uma ampliação do antigo Ambulatório de Especialidades, que contava com 30 salas a menos.

Mas antes do antigo Ambulatório, havia o CS1 (Centro de Saúde 1), que abrigava poucas especialidades em apenas 12 salas de consultório. Tratava-se de um equipamento de co-gestão entre o município e o governo do Estado. Em 1993, com a entrega do então chamado Sameb (hoje Pronto-Socorro Central), o lugar abrigou o Ambulatório de Especialidades no seu andar térreo, agora gerido 100% pelo município e com maior oferta de especialidades médicas.

Na reforma mais recente, foram criadas uma sala a mais de oftalmologia, outra de otorrinolaringologia e outra de ultrassonografia. Também foram feitas salas separadas de medicação, pré e pós-consulta, de procedimentos (pequenas cirurgias), inalação, de gesso, medicação e raio-X.