Santana de Parnaíba investe em Mobilidade Urbana e Sistema Smart

A ação tem o objetivo de proporcionar mais fluidez no trânsito, segurança aos pedestres e motoristas

Em 2021 foi desenvolvida a Central de Inteligência de Trânsito, CIT, que mostra as ações ligadas ao trânsito
22 de Agosto de 2022 - 10h06

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, implantou diversas atividades e ações voltadas à tecnologia de inteligência artificial e inovações na área de mobilidade urbana, com o objetivo de proporcionar mais fluidez no trânsito, segurança aos pedestres e motoristas, facilidade no tráfego de veículos, economia significativa na cidade, além de visar a eficiência, conforto e qualidade de atendimento aos munícipes.

De olho no futuro, em 2021, foi desenvolvida a Central de Inteligência de Trânsito, CIT, que mostra em tempo real as ações ligadas ao trânsito como: Monitoramento de fluxo inteligente em tempo real, que mostra a quantidade de veículos que transitam em toda a cidade, dividida em 25 pontos de monitoramento, podendo informar a quantidade de caminhões, ônibus, carros e motocicletas.

Podemos mencionar também, o monitoramento através de câmeras em pontos estratégicos da cidade, na entrada, saídas, locais de alto fluxo, permitindo ação imediata entre as forças de segurança deste município para auxílio à lentidão, veículos danificados ou intervenções na via. Rádio Comunicador, que permite a comunicação em tempo real com as equipes de apoio ao trânsito. Implantação de 14 controladoras de semáforos inteligentes constituídas de IHM , WIFI , sistemas de programação a distância ou local, permitindo a integração de dados a central de inteligência.

Além de implantar 30 km de ciclovia nos bairros de Alphaville e Fazendinha, que são importantes para fomentar a utilização das bikes como transporte, reduzindo o congestionamento, poluição, gerando impactos diretos para a sustentabilidade, saúde, bem-estar e qualidade de vida. E em breve será feito mais 35 km de ciclovia em diversos bairros do município.