Aposentado ganha acessibilidade com cadeira de rodas motorizada

Fornecida pela Prefeitura de Barueri, a cadeira vai garantir mais autonomia e qualidade de vida

João confecciona prateleiras, mesas, gaiolas e até porta-celular de madeira
8 de Julho de 2022 - 11h15

Liberdade! Isso foi proporcionado a João Vasconcelos Barreto, de 75 anos, que acaba de ganhar uma cadeira de rodas motorizada nova em folha. Fornecida pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), a cadeira vai garantir mais autonomia e qualidade de vida para o aposentado.

João mora sozinho e divide o tempo dele em ouvir música na sua vitrola – coleciona vinis raros – com sua oficina de marcenaria, local onde confecciona prateleiras, mesas, gaiolas e até porta-celular de madeira. “Meu pai era carpinteiro, desde muito pequeno eu ajudava ele. Isso sempre me deu muito prazer, é o hobby que eu tenho”, conta o aposentado que lida com as dificuldades do dia a dia impostos pela deficiência após amputar as duas pernas por causa de uma complicação causada pelo diabetes.

Mais liberdade

Disponibilizada pelo Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, a cadeira de rodas motorizada proporciona mais conforto, segurança e estabilidade no manuseio. “Essa cadeira tem tecnologia de ponta. É muito potente e bem fácil de manusear. O comando dela é feito através de um joystick. Como se fosse um videogame, e a cadeira só vai facilitar a jornada do senhor João”, explica Nílcea Trigo, fisioterapeuta do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD.