Opções militares contra Pyongyang estão prontas para ação , diz Trump

EUA e Coreia do Sul preparam manobras para alertar regime asiático

EUA e Coreia do Sul preparam manobras para alertar regime asiático
11 de Agosto de 2017 - 17h46

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que opções militares contra a Coreia do Norte estão prontas para serem ativadas se necessário. O governo americano e a Coreia do Sul preparam manobras militares em grande escala para alertar a Coreia do Norte previstas para o fim de agosto, informaram autoridades militares de ambos os países. Segundo o regime de Kim Jong-un, que indicou que vai desenvolver um plano de ataque à ilha de Guam, território americano no Pacífico, os exercícios são um ensaio para a guerra. Por sua vez, a China, principal parceiro comercial da Coreia do Norte, pediu calma na escalada da tensão entre os países.

"Soluções militares estão totalmente posicionadas, travadas e carregadas, caso a Coreia do Norte aja imprudentemente. Espero que Kim Jong-un ache outro caminho!", escreveu o presidente americano no Twitter, um dia após seu secretário de Defe afirmar que o país está pronto para contra-atacar qualquer ameaça de Pyongyang.

As manobras se realizam todos os anos, mas nesta ocasião ocorrem após Pyongyan afirmar que planeja lançar quatro mísseis Hwasong-12 contra a ilha, sede de bases aérea e naval dos EUA. O ataque, segundo o regime asiático, será concretizado este mês e ainda deve passar pela aprovação de Kim.

As manobras, chamadas de Ulchi-Freedom Guardian, acontecem entre 21 e 31 de agosto e contam com a participação de milhares de soldades americanos e sul-coreanos por terra, mar e ar. Washington e Seul sinalizaram que os exercícios têm natureza defensiva e são cruciais para dissuadir a Coreia do Norte de uma possível agressão.