UBS Santa Cecília é reformada e amplia capacidade de atendimento

Unidade atenderá cerca de 3.500 pacientes por mês com novos consultórios e especialidades médicas

UBS ganhou mais salas, consultórios e espaços amplos, acessíveis e arejados
18 de Março de 2022 - 10h44

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Magdalena Macedo, localizada na Rua Vicente Nunes Ribeiro, 294, Jardim Santa Cecília, voltou a atender normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, após uma reforma que durou seis meses (de julho de 2021 a janeiro deste ano), realizada pela Secretaria de Obras de Barueri, comandada pelo vice-prefeito Beto Piteri. Nesse período, os pacientes foram remanejados para a UBS Amaro José de Souza, no Jardim Mutinga. Antes da reforma, a unidade atendia uma média de 2.500 pacientes mensalmente, número que agora pode aumentar para 3.500 devido à obra realizada. A reforma consistiu na readequação do ambiente e na ampliação do número de salas e consultórios.

Além da melhoria em todos os espaços, que ficaram mais amplos, iluminados, arejados e com acessibilidade, foi adicionado à estrutura novas salas e consultórios, além da instalação de ar condicionado nos ambientes, trazendo maior conforto aos usuários e funcionários, que contam com consultórios nas especialidades de Clínica Geral, Enfermagem, Fonoaudiologia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Os principais atendimentos giram em torno do acolhimento, consultas médicas, coleta de exames de laboratório, coleta de Papanicolau, consulta clínica, curativo, dispensação de medicamentos, consulta com enfermeiro, ginecologia, imunização, inalação, medicação, pediatria, pós-consulta, pré-consulta e vacinação.

“A reforma aumentou e adequou o número de salas e consultórios, ampliou a capacidade de atendimento, tornou os ambientes mais acolhedores de forma a proporcionar maior satisfação a todos os envolvidos no processo de trabalho”, afirma Maria de Fátima da Silva, assessora da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs).