CLP aponta Santana de Parnaíba como melhor Gestão Pública do Brasil

No Ranking de Competitividade dos Municípios com até 150 mil habitantes, cidade conquistou o 1º lugar

Santana de Parnaíba despontou novamente como a Melhor Gestão Pública do Brasil
28 de Janeiro de 2022 - 12h17

Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com o Ranking de Competitividade dos Municípios aponta Santana de Parnaíba não apenas como a melhor colocada entre as cidades de 150 mil habitantes, mas também mostra a evolução do município em áreas como saúde, educação e saneamento. Na segunda edição do ranking, que levou em conta dados de 441 municípios com base em 65 indicadores, nos pilares “Sustentabilidade Fiscal”, “Funcionamento da Máquina Pública”, “Meio Ambiente”, “Acesso à Saúde”, “Qualidade da Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento”, “Inserção Econômica”, “Inovação e Dinamismo Econômico”, “Capital Humano e Telecomunicações”, Santana de Parnaíba ainda subiu sete posições no âmbito geral, saindo da 14ª para a 7ª colocação no Brasil e ficando a frente de 23 das 26 capitais do país e do Distrito Federal.

Destaque para o pilar de “Sustentabilidade Fiscal”, onde também pela segunda vez o município ficou na primeira colocação nacional, com uma pontuação de 72,49, que somado ao pilar de Funcionamento da Máquina Pública, em que o município subiu 277 posições, com uma nota de 67,76, fez com que Santana de Parnaíba também alcançasse a primeira colocação nacional na dimensão “Instituições”.

Além disso, o município apresentou melhorias em outros pilares analisados. Em “Acesso à Saúde”, a cidade avançou 72 colocações, com destaque para os indicadores de cobertura vacinal com percentual de 79,22% e atendimento pré-natal, 85,34%.

Também nota-se evolução no pilar “Acesso à Educação” onde o município ganhou 7 colocações e ocupa a 11ª posição nacional no quesito. Destacam-se os indicadores percentuais da “Taxa de Atendimento - Educação Infantil, “Taxa de Matrícula - Ensino Fundamental”, “Taxa de Matrícula - Ensino Médio”. Já no pilar “Qualidade da Educação”, a evolução foi de 11 posições no ranking.

No pilar “Saneamento” a evolução foi de 10 posições e a somatória dos indicadores totalizou uma pontuação de 73,38. A cidade ainda evoluiu 14 posições na dimensão “Sociedade”, que engloba os pilares “Acesso à Saúde”, “Qualidade de Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento” e “Meio Ambiente”.

Metodologia

Para se chegar aos resultados foram levados em consideração os dados oficiais dos anos de 2018, 2019 e 2020 de diferentes fontes. O método utilizado para o ranqueamento foi o mínimo máximo, onde cada indicador foi classificado de 0 a 100 de acordo com as informações obtidas, sendo que quanto mais próximo de 100 a pontuação, melhor qualitativamente e quanto mais distante, pior.

Os resultados alcançados tabulados pela pesquisa evidenciam a eficiência do trabalho realizado pela administração municipal nos últimos nove anos, com políticas públicas e investimentos como a contenção e eliminação de despesas, a construção de novas unidades de saúde e educação, a implantação de parques nas macrorregiões da cidade, entre outras ações, que têm promovido uma verdadeira transformação social na cidade.