Secretaria de Obras investe em diversas ações contra enchentes

Também estão em andamento a construção de três piscinões

A limpeza de córregos, galerias pluviais, bueiros, bocas de lobo e encostas estão em andamento Foto: Benjamin Sepúlveda
20 de Janeiro de 2022 - 20h50

Com a chegada do verão e do período de chuvas, o risco de enchentes aumenta bastante na maioria das grandes cidades. Como forma de prevenção às cheias em Barueri, a Secretaria de Obras realizou diversas ações que incluem limpezas de bocas de lobo, galerias de águas pluviais e alguns córregos que cortam a cidade. Além disso, para as soluções de longo prazo, a fim de acabar com esses transtornos em regiões historicamente vulneráveis, como em algumas áreas do Centro, têm sido feitos grandes investimentos na construção de piscinões, além de outras obras de contenção.

Túnel no Tamboré

Para as soluções de longo prazo, no Tamboré, na região do Shopping de mesmo nome, está em construção um túnel subterrâneo de 2,8 metros de diâmetro, chegando até a 4 metros em alguns trechos, com um quilometro de extensão e cerca de seis metros abaixo do nível da rua. O túnel vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema e, depois de pronto, facilitará o escoamento do volume d’água em direção ao rio Tietê. A obra deverá ser concluída no ano que vem.

Três piscinões

Também estão em andamento a construção de três piscinões. Um deles na Vila Márcia, que terá uma área de 24 mil metros quadrados, capacidade para receber 3,5 milhões de litros em duas horas, e volume total de 350 milhões de litros, com custo estimado de R$ 140 milhões. As obras já começaram e estão em ritmo acelerado. Terão aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para evitar a cheia do rio Barueri-Mirim em dias de chuva intensa.

Outro piscinão será próximo ao Terminal Rodoferroviário do Jardim Silveira, que está em processo licitatório para o início das obras. O terceiro piscinão é no Jardim Itaquiti, projeto em fase de licitação pública, que estará próximo ao córrego de mesmo nome. As obras receberam aporte de recursos do Governo do Estado de São Paulo.