Lula lidera nova pesquisa para presidente com 44% das intenções de voto

Levantamento do Instituto Mas abrange Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Caieiras

O ex-presidente Lula lidera pesquisa de intenção de voto para presidente na região do Cimbaju
29 de Dezembro de 2021 - 07h24

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Mas, encomendada pelo Jornal NewsOeste, mostra que o ex-presidente Lula está com larga vantagem sobre seus concorrentes à presidência da República, quando envolve a opinião dos moradores das cidades que compõem o Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), que engloba Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã, que juntas possuem mais de 610 mil moradores.

Segundo levantamento para o 1º turno, Lula aparece na liderança com 44% das intenções de voto, Bolsonaro vem em segundo com 16%, Sergio Moro com 4%, Ciro Gomes 2%, João Doria 1%, Cabo Daciolo 1%. Já 14% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos e outros 14% não souberam responder. Luiz Henrique Mandetta, Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira e Simone Tebet não atingiram 1%.

Já no levantamento para o segundo turno, levando em consideração um enfrentamento entre Lula e Bolsonaro, o petista possui 58,76% das intenções de voto e Bolsonaro 21,65%. Já 13,40% não votam em nenhum dos dois candidatos e 6,19% não sabe responder.

“O cenário das eleições presidenciais de 2022 leva em conta as realidades sociais e as características dos eleitores, perspectivas de vida, dentre outros fatores que ocorrem para a escolha deste ou daquele candidato. O conjunto dos municípios mais populosos do Cimbaju também configuram aqueles cuja menor renda é dominante, justamente esse eleitorado é muito mais favorável à candidatura do ex-presidente Lula, pois quando perguntamos de forma estimulada por disco apresentando opções de candidatos: quem é o candidato preferido do eleitor no conjunto das cidades? 44% apontam a preferência por Lula e 16% por Jair Bolsonaro. Já os candidatos da chamada terceira via: Sérgio Moro, Ciro Gomes e João Doria, apesar de tantos outros nomes como opção, atingem apenas 7% do eleitorado da região em questão. Esta é uma diferença e vantagem para o ex-presidente Lula superior aos levantamentos pré eleitorais realizados na região do Cioeste, do qual Cajamar também faz parte, porém, é composto de uma população cuja renda média e escolaridade é superior à do Cimbaju”, explicou o sociólogo e cientista político, Marcos Agostinho.

“Isso se reflete ainda quando simulamos um segundo turno entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro, o placar exato é 58,76% para Lula e 21,65% para Bolsonaro, arredondando 59% votariam em Lula no segundo turno e 22% em Bolsonaro. Ainda para ser mais didático, para desenhar um resultado, se enxergarmos 10 eleitores, desses 10 eleitores 6 votam em Lula, 2 em Bolsonaro, 1 permanece indeciso e 1 não vota em ninguém ou rejeita todos. Esse é o desenho do quadro eleitoral, essa é a fotografia do momento”, finaliza Marcos Agostinho.