Rubens Furlan completa 45 anos de vida pública dedicada a Barueri

Prefeito recebeu homenagem da Câmara Municipal, lançou livro e documentário sobre a sua trajetória

Furlan se emocionou, chorou, e tocou o coração das pessoas ao falar da importância de valorizar a família
19 de Novembro de 2021 - 10h12

A história de Rubens Furlan se confunde com a de Barueri. No começo, em 1.976, era um sonho, mas com o passar de 45 anos se tornou realidade e mudou para sempre a trajetória da cidade e a vida de milhares de pessoas que encontraram no município um porto seguro para trabalhar, empreender e viver com qualidade de vida.

“Quando eu assumi meu primeiro mandato como prefeito em 1983 caiu uma tempestade na nossa cidade que alagou tudo, a Prefeitura não tinha uma máquina pra limpar as ruas, nem dinheiro pra socorrer as pessoas, mas com muita luta eu assumi a responsabilidade, montei uma boa equipe e conseguimos não só vencer as adversidades, mas fazer de uma cidade dormitório e sem recursos, uma cidade rica, moderna, que garante oportunidades, empregos e qualidade de vida para o nosso povo”, comentou Furlan.

Para homenagear a sua trajetória como principal liderança política da história de Barueri, a Câmara Municipal, na terça-feira (16), realizou uma sessão solene aonde Furlan recebeu familiares, amigos, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e religiosas da cidade e da região oeste. Ao lembrar da infância, ainda em Sorocaba sua cidade natal aonde trabalhava como entregador de jornal, passando pela mocidade como engraxate e depois taxista, do primeiro mandato como vereador, deputado estadual, deputado federal até o sexto como prefeito, Furlan que é pai de quatro filhos e avô de dois netos, falou da importância de valorizar a família em todos os momentos.

“Quando o Felipe, meu filho, tinha cerca de dois anos eu fui até em casa buscar um documento que havia esquecido, ele estava na sala e quando eu ia saindo de volta pra Prefeitura ele me chamou: papai vem brincar comigo? Eu com pressa, preocupado com as coisas da prefeitura, não parei pra brincar com ele. E eu até hoje me pergunto o que é que tinha de tão importante naquele momento que eu não parei para brincar 20 minutos com meu filho? Sabem meus amigos, tratem as crianças, os seus filhos, como o ser humano mais especial do mundo, porque, todo tempo com seu filho é o mais precioso”, comentou Furlan, que se emocionou, e chorou, e tocou no coração das pessoas que atentamente o ouviam desabafar.

Os Amigos

Grande amigo de Rubens Furlan, o jornalista Antônio Júlio Baltazar, falando em nome da Imprensa, disse estar honrado em ter participado de um de seus governos e o chamou de fenômeno político por acumular seis administrações como prefeito. Opinião também compartilhada pelo ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, que aproveitou a ocasião para requentar um assunto cogitado no meio político da região que é uma possível candidatura de Furlan ao Palácio dos Bandeirantes. “Torço que você consiga o que eu tentei e não consegui que é ser governador de São Paulo”.

Já Abelardo Camarinha, ex-prefeito de Marília, elogiou o zelo que Furlan tem em suas administrações. “Você percebe se um governo vai bem observando as áreas da Educação e da Saúde. E o Furlan já me levou para conhecer a cidade e pude observar a qualidade de sua administração e o quanto o povo a reconhece”. Os prefeitos Igor Soares (Itapevi), Rogério Lins (Osasco), Doutor Sato (Jandira) e Marcos Neves (Carapicuíba), também marcaram presença.

A filha

Bruna Furlan, deputada federal e filha do prefeito barueriense, classificou o líder do Executivo como exemplo de administrador para os mais jovens e, ao falar das qualidades do pai, parafraseou a música “Ser humano”, cantada por Zeca Pagodinho: “Na correria você sempre encontra tempo de demonstrar o que é ser gente de verdade, sempre buscando o bem da humanidade”.

O braço direito

Roberto Piteri, vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, citando a passagem bíblica de São Marcos, resumiu. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. “Assim tem feito o Prefeito Furlan. Toda obra que ele faz, toda atitude de governo que ele tem, é pensando no próximo, como se fosse para si mesmo”.

A esposa

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, em seu discurso comentou sobre o orgulho que sente de estar ao lado de um líder como Furlan. “Agradeço a Deus porque nesses 45 anos de vida pública, enquanto cuidávamos da população, Deus cuidava da nossa família. Tenho muito orgulho do trabalho do prefeito Furlan, do pai e do marido que ele é, do orgulho por participar ativamente no auxílio aos mais necessitados”, comentou.

Biografia

Durante o evento, foi apresentado no telão um documentário sobre a vida do prefeito Rubens Furlan e no Hall “vereador Cleuso de Oliveira”, ocorreu uma sessão de autógrafos e lançamento do Livro “Rubens Barueri Furlan – 45 anos de vida pública”, da editora Mar Mar, escrito pelo jornalista João Palma.

Opinião

Furlan ainda cumprirá mais três anos do seu sexto mandato como prefeito, não se sabe o que o destino ainda lhe reserva como político, mas o fato é que neste tempo e nos que ainda Deus lhe conceder de vida, muitos livros, documentários e homenagens serão feitas para contar sua trajetória visionária, audaciosa, de plena competência administrativa, responsabilidade social e amor ao próximo.

FOTO: BENJAMIN SEPULVIDA / SECOM PMB