Furlan lança Programa Barueri Cidade Sustentável e adota Agenda 2030 da ONU

Prefeito Rubens Furlan lança Programa que visa atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeito Rubens Furlan, ao lado da deputada federal Bruna Furlan, assina a Carta de Nova Iorque e adota Agenda 2030
24 de Setembro de 2021 - 10h10

A cidade de Barueri deu mais um importante passo na direção da sustentabilidade. Nesta quinta-feira (23), durante cerimônia na Arena de Eventos, o prefeito Rubens Furlan, ao lado da primeira-dama Sônia Furlan, do vice-prefeito Beto Piteri, da deputada federal Bruna Furlan, vereadores e secretários municipais, realizou o lançamento do Programa Barueri Cidade Sustentável, que visa à adoção da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) com foco em atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Na nossa cidade erradicamos a pobreza, fome zero, aqui ninguém passa fome. As escolas de Barueri eu me lembro no meu primeiro mandato pareciam uma prisão, grades em todos os lugares, que tipo de pessoa nós vamos formar num ambiente desse? Hoje estamos caprichando no ambiente, nos prédios, valorizando os professores com preparo e aumento salarial”, comentou Rubens Furlan. “Na Saúde para todos, nós temos médicos especialistas, hospital, equipamentos, centro de especialidades, centro de diagnósticos, novas UBSs e vamos investir ainda mais”, comentou Furlan.

“São os objetivos que todos os homens públicos têm que ter e esses 17 ODS da ONU nós já estamos trabalhando em todos eles, conquistando a melhoria da vida de cada cidadão de Barueri”, comentou Beto Piteri. “Todos os mandatos do prefeito Furlan foram alinhados com os objetivos do Milenium, onde para erradicar a pobreza foi feita inclusão social pela moradia. Foram plantadas mais de 18 mil árvores em uma hora para conscientizar o cidadão da importância de preservar o meio ambiente, assim como garantir a educação universal para todos”, lembrou Bruna Furlan. “A nossa cidade é arborizada hoje porque cumprimos os primeiros oito objetivos do Milenium e é importante que todos os cidadãos participem dessas ações. Ou nós formamos uma nova geração consciente do que precisa ser feito, ou nós teremos um planeta onde não se poderá viver”, finalizou Sônia Furlan.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

1) Erradicação da pobreza; 2) Fome zero e agricultura sustentável; 3) Saúde e bem estar; 4) Educação de qualidade; 5) Igualdade de gênero; 6) Água potável e saneamento; 7) Energia limpa e acessível; 8) Trabalho decente e crescimento econômico; 9) Indústria, inovação e infraestrutura; 10) Redução das desigualdades; 11) Cidades e comunidades sustentáveis; 12) Consumo e produção responsáveis; 13) Ação contra a mudança global do clima; 14) Vida na água; 15) Vida Terrestre; 16) Paz, justiça e instituições eficazes; 17) Parcerias e meios de implementação.