SP anuncia fim das medidas de restrição de público e horários

Mais de 94% da população adulta do Estado já foi vacinada com ao menos uma dose contra Covid-19

A aplicação da segunda dose ou da dose única já atingiu 31,7% da população adulta
20 de Agosto de 2021 - 08h49

Após quase um ano e cinco meses desde que a quarentena foi adotada como forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, as medidas de restrição de horários e público chegaram ao fim nesta terça-feira (17) em todo Estado de São Paulo. A liberação foi autorizada pelo governador João Doria (PSDB) que, anteriormente, no dia 28 de julho, já havia sinalizado que, caso os índices de internação continuassem em queda e a vacinação seguisse avançando, o governo passaria para a etapa de retomada segura.

Variante delta

De olho na disseminação da variedade delta, algumas cidades do Estado optaram por não liberar 100% de suas atividades. A prefeitura de cada município tem autonomia para decidir a fase que pretende seguir neste momento. Especialistas afirmam que a chamada imunidade coletiva só é alcançada quando ao menos 75% da população total estiver vacinada com as duas doses. De acordo com o Vacinômetro do Governo de SP, 94,31% dos adultos com mais de 18 anos foram imunizados com a primeira dose no estado até esta quinta-feira (19). No entanto, a aplicação da segunda dose ou da dose única já atingiu 31,7% da população adulta.

Fim das restrições

De acordo com o protocolo do estado de São Paulo, a fase de retomada segura, prevê a eliminação de todas as restrições de horário e capacidade de ocupação, mas ainda mantém as regras para máscaras, distanciamento social e os protocolos de higiene. Foram liberados: Eventos sociais e culturais (museus, cinemas, teatros, shows com público sentado); Academias; Clubes; Centros esportivos; Feiras corporativas com controle de público.

Além disso, restaurantes, bares, cafés e lanchonetes; lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais; salões de beleza, barbearias e clínicas de estética funcionarão sem restrição de horário ou público. Permanecem proibidos: Shows com público em pé; Pistas de dança e Torcidas em estádios.