Deputado Cezar apresenta projeto para consumo consciente de água

A propositura prevê uma campanha permanente de conscientização da população sobre o uso da água

Deputado estadual Cezar incentiva a conscientização da população sobre uso da água
15 de Julho de 2021 - 10h12

Neste mês de julho, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 437/2021, de autoria do deputado estadual Cezar, que institui a Campanha Permanente de Conscientização sobre o uso da água no âmbito do Estado de São Paulo. A medida visa promover ações educativas para informar a população sobre a utilização adequada dos recursos hídricos. Segundo o parlamentar, é importante destacar à sociedade os alertas de especialistas, da ciência e de órgãos públicos como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento), sobre o risco de escassez de água no futuro.

“Dados alarmantes de desmatamento e do impacto da perda de florestas nativas no equilíbrio dos recursos hídricos são apontados todos os dias por especialistas que alertam para o risco de escassez. São necessárias políticas públicas para evitar que os reservatórios sofram colapso”, disse Cezar, alertando para o risco iminente de apagão no abastecimento de água e na energia elétrica.

A iniciativa vai incentivar campanhas de alerta sobre a escassez eminente dos recursos hídricos e programas com ações sustentáveis para despoluição dos rios, desassoreamento dos mananciais e uma rotina sem desperdício de água. “O objetivo é informar e conscientizar a população sobre a situação crítica que estamos enfrentando nos reservatórios de água, além de incentivar ações e programas para preservação”, finalizou o deputado Cezar.