Governo Federal distribui mais 6,2 milhões de doses de vacinas

Estados e DF começaram a receber novos lotes das vacinas da Fiocruz e do Butantan contra Covid-19

Governo Bolsonaro já entregou mais de 63,6 milhões de doses de vacinas contra Covid-19
30 de Abril de 2021 - 20h48

Mais um lote com 6,2 milhões de doses de vacina contra covid-19 começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29). São 5,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 1 milhão de doses da Pfizer e 104,8 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan. Todos os estados e o Distrito Federal receberão as novas remessas em uma divisão proporcional e igualitária.

As doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da crise sanitária. A estratégia de distribuição de vacinas covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.