Congresso reabre trabalhos com foco na pandemia e nas reformas

Vitórias de Arthur Lira na Câmara e Rodrigo Pacheco no Senado fortalecem o governo de Jair Bolsonaro

Bolsonaro pediu união entre os poderes e foco na aprovação das reformas
4 de Fevereiro de 2021 - 15h44

A pandemia da covid-19 deu o tom da solenidade de abertura dos trabalhos de 2021 no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (3). A referência à doença, que já matou mais de 227 mil brasileiros, esteve presente nos discursos das autoridades e na própria organização do evento, que marcou a retomada das atividades do Poder Legislativo.

O rito de abertura do 3º ano legislativo da 56ª legislatura começou com a recepção dos novos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Ambos foram eleitos na segunda-feira (1º).

O presidente da República, Jair Bolsonaro, também compareceu ao Congresso Nacional, em um gesto pela aproximação entre os Poderes. Mais cedo, ele havia se reunido com os chefes das duas Casas legislativas para discutir as prioridades para o país em 2021. A vacinação urgente de todos os brasileiros contra a covid-19 é um dos itens principais da pauta do Parlamento para o retorno regular das atividades, assim como as reformas e a recuperação da economia.