Cajamar vacina agentes de saúde contra COVID-19 na primeira fase

Prefeito Danilo Joan acompanhou o inicio da Campanha Vacina Cajamar contra novo coronavírus

Prefeito Danilo Joan acompanha vacinação do enfermeiro Marcos Bigardi
21 de Janeiro de 2021 - 19h07

A Campanha Vacina Cajamar contra a covid-19 teve início nesta quarta-feira (20). O feriado municipal em celebração ao padroeiro São Sebastião também ficará marcado por essa conquista tão importante e esperada pela população. A imunização teve início após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A princípio, Cajamar recebeu 680 imunizações. As primeiras doses serão destinadas para vacinar os agentes de saúde que trabalham diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus, em razão do alto índice de exposição dos profissionais ao vírus.

O primeiro cajamarense vacinado contra o coronavírus foi o enfermeiro Marcos Bigardi, 50 anos, que trabalha há 23 como servidor público e há 10 se dedica à Saúde em Cajamar, atualmente como gerente da UBS Jordanésia. Em junho de 2020, Marcos Bigardi contraiu o coronavírus e precisou ficar internado devido à gravidade da doença, chegando a ficar entubado por 10 dias.

Ainda não há previsão de quando o Governo do Estado de São Paulo enviará novos lotes. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, a vacina será disponibilizada por fases. Com a chegada das novas doses serão vacinados os demais profissionais de Saúde, pessoas com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos, que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), pertencentes à primeira fase.