Revista Exame aponta Barueri como melhor cidade para negócios

No mês passado, Barueri já havia sido apontada como a cidade mais competitiva do Brasil

No mês passado, Barueri já havia sido apontada como a cidade mais competitiva do Brasil
21 de Dezembro de 2020 - 12h39

Mesmo em meio à pandemia, Barueri se destaca mais uma vez no ranking anual das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame. Em 2020, Barueri foi elencado como o melhor município do país para investir no comércio e ainda atingiu a segunda posição entre as melhores cidades para investir no setor de serviços.

A edição de dezembro da Exame aponta que Barueri, no auge da pandemia, manteve a média de 1,57 vaga de trabalho por habitante economicamente ativo (recorde entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil moradores) e registrou aumentos de 1% no número de lojas do comércio varejista e 7,2% no de atacadistas.

“Há 15 anos a cidade se empenha em desburocratizar a condução dos negócios locais. Desde 2005 os alvarás para o funcionamento de novos estabelecimentos podem ser obtidos de forma on-line. Depois da grave crise econômica que atingiu o país entre 2014 e 2017, a cidade também investiu em programas de recolocação profissional”, cita a matéria.

Além do 1º lugar em Comércio e 2º lugar em Serviços, Barueri também alcançou a 10ª posição no setor Mercado Imobiliário/ Construção Civil, 24º lugar em Educação e 75º em Indústria. O município só não é listado no setor de Agropecuária. “Estamos colhendo os resultados de um planejamento estratégico adotado tempos atrás”, declarou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, à revista Exame.