Mais dez cidades foram declaradas em situação de emergência

Reconhecimento da Defesa Civil permite que prefeituras dos municípios solicitem apoio do governo

Reconhecimento da Defesa Civil permite que prefeituras dos municípios solicitem apoio do governo federal
25 de Maio de 2017 - 19h12

Mais dez municípios brasileiros foram reconhecidos em situação de emergência, nesta quinta-feira (25), pela ocorrência de desastres naturais. A medida da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento permite que as prefeituras solicitem apoio do governo federal para questões emergenciais, como assistência à população e auxílio para restabelecer serviços essenciais, bem como para recuperar os danos causados por desastres naturais. A portaria tem vigência por 180 dias.

Dentre os municípios atingidos por chuvas intensas estão: Novo Aripuanã (AM), Caraguatatuba (SP), Castanheira e Colzina (MT). Já as cidades Amaturá (AM), Cachoeira do Arari (PA), Eldorado dos Carajás (PA) e Belterra (PA) foram afetadas por inundações e enxurradas.

Maracás (BA) e Almenara (MG) estão em situação de emergência devido ao extenso período de estiagem que atinge as duas regiões.

Auxílio

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) com informações sobre os danos causados. Após análise técnica, o ministério define as medidas de auxílio federal a serem disponibilizadas.