Barueri terá campanha de vacinação contra sarampo até agosto

Trata-se da imunização por meio da vacina tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba

Trata-se da imunização por meio da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba
16 de Julho de 2020 - 19h09

Acompanhando a Secretaria de Estado da Saúde, Barueri iniciou na quarta-feira (15) a campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo, cujo encerramento está previsto para 31 de agosto de 2020. Trata-se da imunização por meio da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

As doses estão disponíveis em todas as 18 salas de vacina do município e são destinadas a pessoas de seis meses de vida a 49 anos, seguindo as seguintes determinações:

- crianças de seis meses a um ano de idade tomam a dose zero, que não é contabilizada no Calendário Nacional de Imunizações, mas é recomendada devido a circulação do vírus;

- pessoas de 1 a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no Calendário Nacional;

- pessoas de 30 a 49 anos que não estiverem com as doses em dia. Nessa faixa etária é necessário que a pessoa tenha tomado ao menos uma dose da tríplice viral.

É necessário apresentar a carteira de vacinação nos postos de saúde para que o profissional avalie a necessidade ou não da aplicação.

Não devem tomar a vacina bebês menores de seis meses, pessoas imunodeprimidas e gestantes. É importante que o responsável informe se a criança tem alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que seja aplicada vacina sem esse componente.

Estão sendo adotados todos os protocolos sanitários nas salas de vacina para conter a disseminação do novo coronavírus. Isso inclui uso obrigatório de máscaras, distanciamento de dois metros entre uma pessoa e outra e disponibilização de álcool em gel 70%, dentre outras medidas.

Salas de vacina em Barueri

Em Barueri algumas salas de vacina já retornaram às suas Unidades Básicas de Saúde, enquanto outras permanecem em prédios públicos próximos às UBSs. A vacinação está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes locais: