Parnaíba zera fila para exames de Mamografia

O exame de mamografia é feito no Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, inaugurado pelo Prefeito Elvis

O exame de mamografia é feito no Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, inaugurado pelo Prefeito Elvis
9 de Maio de 2017 - 12h13

A exemplo do que está sendo feito pela gestão do prefeito João Doria, em São Paulo, que zerou a fila de exames na cidade com o Programa "Corujão da Saúde", Santana de Parnaíba também está com fila zero para realização de exames de Mamografia na Rede Municipal. O prefeito Elvis Cezar determinou a expansão dos atendimentos, assim como a realização de mutirões que tiraram da fila centenas de moradoras."Eu faço acompanhamento há muitos anos e antigamente não era assim, a gente marcava e demorava um, dois meses para ser atendido, agora a gente passa com o médico, ele faz a guia e realizamos o exame na hora. Parabéns ao prefeito por ter resolvido esse problema", contou a moradora do Cidade São Pedro, Elenita da Conceição.

O exame de mamografia é feito no Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, inaugurado pela atual administração, justamente para garantir um atendimento rápido e eficiente, mas para ser realizado é necessário que o paciente possua um encaminhamento médico. A mamografia é o exame mais eficaz para diagnosticar o câncer, e deve ser realizado uma vez por ano em mulheres de 40 anos ou mais, pois é a partir dessa idade que o risco da doença aumenta. Quando descoberto no início as chances de cura chegam a 95% dos casos.

A prefeitura também oferece apoio às mulheres com câncer de mama por meio da Secretaria de Assistência Social, localizada na Casa Rosa, Rua José de Alencar, 56 – Centro. "Percebo que a Saúde em geral melhorou muito, mesmo com tanta crise no país, falta de recursos, o prefeito construiu a UPA da Fazendinha, reformou as USAs, contratou novos médicos, enfermeiros, enfim, sabemos que sempre precisa melhorar porque o povo não tem dinheiro pra pagar convênio médico, mas o importante é a gente ver que temos governantes preocupados em melhorar cada dia mais", completou dona Elenita.