Elvis Cezar inaugura Estação de Tratamento de Esgoto no Colinas

Obra beneficiará mais de cinco mil moradores do bairro com saneamento básico completo

Obra beneficiará mais de cinco mil moradores do bairro com saneamento básico completo, garantindo mais saúde
2 de Maio de 2017 - 14h29

Moradores do bairro Colinas da Anhanguera, em Santana de Parnaíba, participaram da inauguração da tão esperada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da comunidade, que possibilitará o fechamento das fossas sépticas. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (27), na Rua Cândido Portinari, com as presenças do prefeito Elvis Cezar, ex-prefeito Cezar, presidente da Câmara, Marcos Tonho, vereadores, secretários municipais e representantes da Sabesp.

“Agradeço a Deus por estarmos entregando esta Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Colinas da Anhanguera para garantir saneamento básico, saúde e qualidade de vida para as pessoas. Durante muitos anos os moradores pediram por esse serviço porque não aguentavam mais o mau cheiro perto de casa. Nós assumimos o governo, nos comprometemos a fazer e estamos cumprindo mais um compromisso. É importante ressaltar que outras estações como essa também serão construídas em diversos bairros. Com apoio da população estamos avançando”, disse Elvis.

A obra teve início em setembro de 2016 e está sendo feita pela Prefeitura, que construiu a ETE, em parceria com a Sabesp, que está implantando 10 km de redes de tubulação para captação do esgoto, beneficiando mais de cinco mil moradores com saneamento básico completo. O Projeto também prevê a canalização de córregos para evitar alagamentos.

“Nós lutamos muito por essa conquista, se não fosse nosso empenho e determinação, a Sabesp jamais traria coleta e tratamento de esgoto para o Colinas da Anhanguera. Teve gente que ficou 20 anos no poder, prometeu e não cumpriu, mas nós fizemos, honramos a confiança da população, vencemos juntos e agradeço a Deus por isso”, comentou o ex-prefeito Cezar.

Cerca de 26 milhões de litros de esgoto por mês serão tratados na ETE do bairro Colinas da Anhanguera. A água com impurezas que retornam de casas, empresas e comércios passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte horas entre: estação elevatória, tratamento preliminar, secundário e sistema de desinfecção para que sejam retirados todos os dejetos, eliminando os sistemas de fossas sépticas e sumidouros que contaminam o solo e o lençol freático.

“O bairro Colinas da Anhanguera agora é um dos poucos do Brasil que tem o sistema 300%, que consiste no tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto. Estamos terminando o projeto de canalização que só não foi finalizado ainda porque temos moradores que precisam desativar suas fossas para fazer a instalação, no entanto, todos já foram avisados e orientados a qualquer dúvida ou problema procurar a Sabesp”, comentou o Superintendente da Unidade Oeste da Sabesp, Aurélio Fiorindo.

“Durante muitos anos reclamamos do esgoto na porta de casa, da falta de saneamento básico e não éramos atendidos, lembro que antigamente íamos na prefeitura, falavam que iam fazer e nada acontecia, mas agora com o Cezar e o Elvis vemos que Santana de Parnaíba está andando pra frente. Construíram o Parque, a Creche e quem diria o Colinas agora tem até Estação de Tratamento de Esgoto. É bom pra saúde, qualidade da água, enfim, estamos muito satisfeitos”, comentou o morador Danilo Macedo.