Pesquisa aponta prefeito Elvis Cezar com 76,6% de aprovação

Instituto MAS ainda mostrou que 8% desaprovam, 12,4% nem aprova e nem desaprova, 3% não sabe

Pesquisa do Instituto MAS aponta Elvis Cezar com 76,6% de aprovação de governo
15 de Agosto de 2019 - 20h14

O Instituto MAS realizou uma pesquisa em Santana de Parnaíba para avaliar o trabalho do prefeito Elvis Cezar (PSDB), que está há seis anos no comando do governo. Segundo levantamento, 76,6% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão, 8% desaprovam, 12,4% nem aprova e nem desaprova, 3% não sabe. Outro dado importante é que o gestor parnaibano tem 70,7% de avaliação entre ótimo e bom, 20,4% regular, 3% ruim, 4% péssima e 2% não sabe.

“É uma das melhores avaliações da região, talvez mesmo no Estado de São Paulo acredito que sejam poucos os prefeitos que tenham uma avaliação beirando esse resultado. Se arredondarmos os números, oito a cada dez moradores aprovam o governo, isso não é pouca coisa. Além disso, a desaprovação não chega a 10%, quer dizer, não chega a um, a cada dez que reprovam. Então é um número de fato extraordinário”, comentou o sociólogo e cientista político, Marcos Agostinho. “Essa aprovação também é sustentável, baseada não só na aprovação do prefeito em si, mas também no desempenho da administração pública”, completou.

Sistema de Saúde

A Pesquisa do MAS também questionou os entrevistados sobre o que eles acreditam do Sistema de Saúde: 63,2% responderam que melhorou, 21,1% está do mesmo jeito, 7% piorou e 8,7% não sabe. “Essa avaliação é extremamente positiva, ainda mais considerando que essa pesquisa foi realizada antes da inauguração da Maternidade de Santana de Parnaíba. A principal promessa do Plano de Governo de Elvis Cezar, que ele mesmo taxou como um sonho a ser realizado, era que o morador da cidade ao nascer tivesse o registro de nascimento como Santana de Parnaíba. Portanto, a realização desse sonho é a concretização das metas de governo”, enfatizou Agostinho.

Peso Político

Quando questionados se votariam em um candidato a prefeito de Santana de Parnaíba apoiado por Elvis Cezar, cerca de 80% dos entrevistados sinalizaram positivamente, já que 43,3% são votos cristalizados, pois responderam que votariam nele com certeza e 36,6% talvez votariam. Já 15,2% não votaria de jeito nenhum e 5% não sabe. “Mesmo Elvis não disputando a eleição, a capacidade de transferência de votos dele é bastante razoável ultrapassando mais de 50% dentro de 100%, sendo que não estamos nem considerando os votos válidos. Sendo assim, a maior dificuldade do prefeito Elvis Cezar será definir dentro do seu grupo político, aquele ou aquela, que vai representá-lo para dar continuidade ao seu trabalho. Porque o que o povo de Santana de Parnaíba quer é a continuidade desse Projeto que vem sendo realizado”, avaliou Agostinho.

“Consideramos ainda o fato de que todos os índices podem aumentar: aprovação do governo, avaliação da saúde e capacidade de transferência de votos. Haja vista que existem muitas obras e programas a serem inaugurados ou implementados, que vêm servindo de sustentação para essa avaliação extremamente positiva”, finalizou Marcos Agostinho.

Informações

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 22 de julho; Tabulação dos resultados entre 23 e 24 de julho; Abordagem dos entrevistados foi por sorteio aleatório/ponto de fluxo; Estratificações por sexo, idade, região, escolaridade e religião; Amostra de 402 entrevistas com margem de erro de 4%. A Pesquisa esteve sob a coordenação do sociólogo e cientista político Marcos Agostinho e equipe.

Regiões Pesquisadas

Região 01 Colinas, Região 02 Cento e Vinte, Região 03 Eucaliptos e Fazendinha, Região 04 São Pedro, Região 05 Jaguari, Chácara Solar, Poupança, Monteiros e Itapuã, Região 06 Cristal e Refúgio, Região 07 Centro e São Luís, Região 08 Suru, Votuparim, Fernão Dias, Debrandi e Ingaí, Região 09 Parque Santana, Mirante e Rancho Alegre, Região 10 Jardim Isaura e Região 11 Alphaville.